Uma das vilãs de Elas por Elas, Míriam (Paula Cohen) apareceu na trama para atormentar a vida de Sérgio (Marcos Caruso). No entanto, a personagem sofreu críticas por estar fora do tom e passou por alteração na novela das seis da Globo.
Enfermeira que ajudou Sérgio a trocar o bebê morto de Helena (Isabel Teixeira) por Giovanni (Filipe Bragança) na maternidade no passado, ela voltou à vida do empresário para chantageá-lo em busca de dinheiro.
Desde que entrou na história, Míriam tem como missão tocar o terror no ricaço com a chantagem em troca de seu silêncio. Só que ela não estava convencendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEPersonagem criticada
A enfermeira surgiu na trama pressionando Sérgio por conta do crime cometido no passado com a troca dos bebês. No entanto, foi alvo de críticas por estar fora do tom que a personagem pede.
Leia mais
Míriam gerou insatisfação entre o público por seu jeito cômico, fazendo caras e bocas, além de piadinhas. Ela aparecia chantageando o veterano e logo agia com deboche, algo que não combinava. Isso sem falar no seu incansável chiclete, mastigado de boca aberta o tempo todo.
Dessa forma, ficava realmente difícil de acreditar que a chantagista representasse algum perigo para Sérgio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Erro de Elas por Elas
Com esse jeito cômico de agir mesmo sendo uma vilã, Míriam se tornou um erro de Elas por Elas. E um erro com vários responsáveis, entre os autores e a direção do folhetim, que seguiram por esse caminho.
De um lado, os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, que cometeram um “deslize” no novo tipo da personagem criado para o remake. Do outro, a diretora Amora Mautner, que seguiu essa pegada de tom cômico para a vilã.
Isso porque na primeira versão da novela, assinada por Cassio Gabus Mendes, a enfermeira, que se chamava Eva e era vivida pela atriz Nathalia Timberg, tinha um tom mais sério.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEMudança após críticas
Nos capítulos mais recentes, no entanto, houve uma mudança no perfil de Míriam. A chantagista, que sofreu uma tentativa de assassinato orquestrada por Sérgio, parece ter voltado outra pessoa.
Ao ressurgir na trama, a enfermeira apareceu diferente, com um tom mais sério e sem algumas coisas que fazia antes, como mascar chiclete ou piadinhas debochadas.
Os autores e a direção de Elas por Elas parecem ter entendido o “recado” dos telespectadores ao deixar a personagem mais séria. Com um pé no drama e outro na vilania, essa mudança se fazia necessária. Agora, Míriam realmente parece alguém que pode amedrontar outro personagem.
A novela, porém, ainda precisará de outros ajustes para entrar nos trilhos de uma vez, já que amarga recordes negativos de audiência.