No final dos anos 1990, a dupla Sandy e Jr. fazia sucesso em todo o Brasil. De olho na popularidade dos artistas, a Globo os contratou para protagonizarem um seriado que fez muito sucesso nas tardes de domingo, entre 1999 e 2002.
Mas, em 2003, a série saiu do ar e a dupla deu um tempo na TV, de olho na carreira internacional. No entanto, a Globo queria os artistas novamente em sua programação e chegou a anunciar a reprise de Estrela-Guia (2001) no Vale a Pena Ver de Novo, novela estrelada por Sandy e que contava com Junior no elenco.
Porém, diante do impasse na renovação do contrato, a emissora acabou voltando atrás e engavetou o folhetim.
[anuncio_1]
Reprise vetada
Em 30 de novembro de 2003, o colunista Daniel Castro, então no jornal Folha de S. Paulo, informou que, após anunciar, a Globo tinha desistido de trazer de volta Estrela-Guia, novela estrelada pela cantora Sandy.
A princípio, a reprise aconteceria entre janeiro e março de 2004 no Vale a Pena Ver de Novo. O martelo já estava batido e a informação quanto à escolha da Globo circulava pela imprensa desde o mês de outubro daquele ano.
[anuncio_2]
Cancelada para sempre
No entanto, na mesma época, a Globo negociava a renovação do contrato com Sandy e Jr, com a intenção de trazer de volta a série dominical estrelada pela dupla.
Porém, naquele período, os artistas estavam de olho na carreira internacional e resistiam à ideia de voltar a dedicar quatro dias na semana às gravações do programa.
Assim, por conta da negativa da dupla, a Globo acabou desistindo de reexibir o folhetim de Ana Maria Moretzsohn. De acordo com a Folha de S. Paulo, a emissora não quis fazer “propaganda grátis” da dupla e engavetou a reprise.
[anuncio_3]
Preterida
Tanto a Globo voltou atrás que, em novembro de 2003, o então diretor de programação da emissora Roberto Buzzoni, já não confirmava mais Estrela-Guia no Vale a Pena Ver de Novo. Ele chegou a cogitar o retorno de Porto dos Milagres (2001), exibida na mesma época que o folhetim de Sandy.
Por fim, nenhuma das duas novelas foi a escolhida. A produção que de fato foi escalada para retornar em janeiro de 2004 foi Corpo Dourado, de 1998, escrita por Antônio Calmon. A reprise transformou os 191 capítulos originais em 105.
Estrela-Guia acabou nunca sendo reprisada pela Globo e somente retornaria 18 anos depois, em abril de 2019, através do canal Viva. Isso aconteceu na mesma época em que a dupla retornava para uma turnê especial chamada Nossa História, em comemoração aos 30 anos de carreira.
Atualmente, a única novela da carreira de Sandy, que recentemente anunciou sua separação do músico Lucas Lima, está disponibilizada na íntegra no catálogo do Globoplay.