Uma das características do autor Benedito Ruy Barbosa é que o autor não guarda cartas na manga por muito tempo. Em suas novelas, é comum que personagens tenham seus finais antecipados e, depois disso, ficam sem ter o que fazer na história.

Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer
Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer (divulgação/Globo)

Em Renascer, não é diferente. Se o autor Bruno Luperi não modificar os rumos da obra, o público vai perceber que vários dos personagens que hoje dominam a cena vão acabar desaparecendo nos próximos capítulos.

Buba (Gabriela Medeiros) e Teca (Livia Silva), por exemplo, perdem importância durante a novela. Além delas, outros três personagens ficam sem espaço na obra, como Tião Galinha (Irandhir Santos), que está apagado no remake em comparação ao espaço que teve em 1993.

Saiba quem são:

Tião Galinha

Um dos personagens mais lembrados da primeira versão de Renascer, Tião Galinha (Irandhir Santos) tem bastante destaque na trama da Globo. Porém, o personagem não vai até o final da novela.

O tipo, aliás, já vem perdendo espaço na narrativa. A Globo vem reeditando os capítulos e deixando a trama mais focada em personagens como José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva). Com isso, algumas tramas paralelas sumiram dos mais recentes capítulos.

Tião ainda deve aparecer mais nos capítulos seguintes. Mas o personagem não vai escapar da morte. Ao ser acusado injustamente de tentar matar Egídio (Vladimir Brichta), Tião será preso e acabará tirando a própria vida na cadeia.

Na primeira versão de Renascer, a morte já estava prevista, mas foi antecipada. O ator Osmar Prado, que viveu Tião Galinha em 1993, se desentendeu com um executivo da Globo e acabou pedindo para sair. Com isso, Tião morreu antes da hora.

Buba

Buba foi uma das personagens mais destacadas do início da segunda fase de Renascer. A psicóloga protagonizou um conturbado romance com José Venâncio (Rodrigo Simas) e o triângulo formado também por Eliana (Sophie Charlotte) chamou a atenção do público.

Mas, no decorrer da trama, Buba foi perdendo espaço na novela. E a tendência é que a moça praticamente desapareça no folhetim. Ao menos foi isso o que aconteceu na primeira versão.

Em 1993, a personagem – vivida por Maria Luisa Mendonça – era uma pessoa intersexo. Após a morte de Venâncio, ela engata um romance com José Augusto (Marco Ricca/Renan Monteiro), que a incentiva a fazer uma cirurgia de redesignação sexual. Após o procedimento, Buba consegue mudar seu nome para Isabela e sua história acaba aí. Depois disso, ela passa a aparecer menos, em sequências sem importância.

No remake, a trama da cirurgia deve ficar de fora, já que, desta vez, Buba é uma mulher trans. Além disso, a personagem já se chama Isabela, ou seja, a história envolvendo a mudança de nome também não deve acontecer. O romance com José Augusto será mantido, mas é provável que os dois percam espaço depois disso.

Teca

Lívia Silva em Renascer
Lívia Silva em Renascer

Grande parceira de Buba, Teca também deve perder espaço ao longo de Renascer. A jovem ficará sem ter o que fazer na história após dar à luz seu filho. José Inocêncio vai descobrir que o bebê não é filho de Venâncio, mas o acolherá mesmo assim.

Na primeira versão da novela, Teca ficou meio avulsa na história depois disso. Tanto que, na reta final, Benedito Ruy Barbosa criou um romance adolescente para a personagem ter o que fazer nos últimos capítulos.

Kika

Namorada de José Bento (Marcello Melo Jr), Kika (Juliane Araújo) está sempre ao lado do malandro. É ela quem tenta colocar juízo no filho mais inconsequente de José Inocêncio. No entanto, nos mais recentes capítulos da trama, ela simplesmente se cansou e terminou o namoro com o rapaz.

Depois disso, a personagem ainda teve uma “sobrevida” como amiga e advogada de Eliana. Mas deve parar por aí. Com a mudança da dondoca para Ilhéus, Kika ficará sem função na novela e deve sumir.

A advogada seguirá vivendo no Rio de Janeiro, enquanto Eliana, Buba e Teca irão viver na fazenda.

Eriberto

O mesmo vai acontecer com Eriberto (Pedro Neschling), o melhor amigo de José Venâncio. Com a morte do rapaz e a mudança definitiva de Eliana para a Bahia, o publicitário seguirá no Rio de Janeiro e também não terá mais função na história.

A expectativa é que Kika e Eriberto se tornem um casal e tenham um final feliz antecipado na novela das nove da Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor