Cândida, personagem de Susana Vieira em Terra e Paixão, caiu nas graças do público da novela das nove já em sua primeira cena. A misteriosa dona do bar de Nova Primavera ajudou Aline (Barbara Reis) a escapar de uma emboscada de uma maneira inusitada: tratou de gritar aos quatro ventos que o perseguidor da jovem não era lá muito “bem dotado”.

Terra e Paixão - Susana Vieira
João Miguel Júnior / Globo

Apesar do êxito, Cândida já tem data para deixar a trama de Walcyr Carrasco. A personagem foi criada apenas como uma participação especial, que será encerrada em breve. E a curta passagem de Cândida pelo folhetim tem uma “culpada”: Fernanda Montenegro, primeira atriz escalada para o papel.

[anuncio_1]

Participação especial

Fernanda Montenegro
Reprodução / Globo

Veterana da televisão brasileira, Fernanda Montenegro entrou para a “panelinha” de Walcyr Carrasco ao interpretar a sensitiva Mercedes em O Outro Lado do Paraíso (2017). A parceria se repetiu em A Dona do Pedaço (2019), trama em que a atriz encarnou Dulce, matriarca de uma família de assassinos de aluguel que fazia bolos nas horas vagas (!).

Assim, mais uma vez, Carrasco esperava contar com Fernanda Montenegro para Terra e Paixão. Porém, aos 93 anos, a atriz já sinalizou diversas vezes que não tem interesse em atuar numa novela inteira, preferindo trabalhos mais curtos, como aconteceu em A Dona do Pedaço. Na trama estrelada por Juliana Paes, Dulce aparecia apenas na primeira semana.

Com isso, o autor criou Cândida, concebida para ser uma “participação especial intensa” na novela das nove. A idosa, por ser a dona do bar e bordel de Nova Primavera, conhece os segredos de todos na cidade. É ela quem sabe do passado de Irene (Gloria Pires), carregando uma informação que muda os rumos da trama.

Cândida era grande amiga de Agatha (Bianca Bin), primeira esposa de Antônio La Selva (Tony Ramos), e guarda imenso carinho por Caio (Cauã Reymond). Ou seja, sua trajetória está totalmente amarrada ao clã La Selva. Ela conhece a origem da família e tem informações valiosas sobre todos eles. Por isso, sua morte provoca uma reviravolta no enredo.

Troca de atrizes

Terra e Paixão - Barbara Reis e Susana Vieira
Paulo Belote / Globo

Fernanda Montenegro figurava nas primeiras listas do elenco de Terra e Paixão, ao lado de nomes como Tony Ramos, Gloria Pires e Cauã Reymond. No entanto, pouco antes de iniciarem os trabalhos da trama, a atriz acabou deixando o folhetim.

Na época, a informação que circulou é que a emissora preferiu poupar a atriz, que estava às voltas com as filmagens de Dona Vitória. Trata-se de um longa-metragem original do Globoplay, que estava sendo dirigido pelo cineasta Breno Silveira, que faleceu durante as filmagens, em maio do ano passado, aos 58 anos.

Com isso, Susana Vieira foi escalada para substituir Fernanda Montenegro como Cândida. Assim que seu nome foi confirmado no elenco de Terra e Paixão, Susana celebrou o fato de, pela primeira vez, poder viver uma idosa numa novela.

Fim trágico

Terra e Paixão - Susana Vieira
Reprodução / Globo

Walcyr Carrasco criou Cândida como uma participação de uma semana para poder contar com Fernanda Montenegro. Mas, com a troca de atrizes, o autor optou por estender a presença da personagem em Terra e Paixão. A dona do bar fica em cena por cerca de um mês.

Porém, ela não escapará da morte. Antes de falecer, Cândida entrega alguns dos segredos da família La Selva para Caio. Com isso, sua morte se torna um momento importante da história, já que será a partir dela que o personagem de Cauã Reymond provocará uma revolução dentro de sua família.

Ou seja, a troca de Fernanda Montenegro por Susana Vieira deu “sobrevida” a Cândida em Terra e Paixão. Mas, em breve, a misteriosa dona do bar morrerá, deixando uma “herança” que vai chacoalhar a novela das nove da Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor