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O The Voice Brasil voltou à grade da Globo na terça-feira (15). O primeiro episódio da 11ª temporada do reality, agora conduzido por Fátima Bernardes, não agradou…
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O programa amargou a pior estreia de todas as edições. Foram 15,1 pontos na Grande São Paulo, praça de maior relevância para o mercado publicitário. O desempenho está 3,4 pontos abaixo do lançamento da temporada anterior (18,5 de média).
Cabe salientar que o The Voice recebeu em baixa de Travessia, novela das nove cujo desempenho com os números é decepcionante. A trama de Gloria Perez registrou apenas 22,6 pontos no dia em questão.
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Esgotamento
Apesar das circunstâncias, é fato que o The Voice Brasil cansou. São 10 anos ininterruptos no ar, com pouquíssimas novidades envolvendo a dinâmica e os técnicos.
Os índices de audiência caem todo ano. Na primeira edição apresentada à noite, em 2013, com Tiago Leifert, a atração rendeu 25,8 de média geral.
A temporada exibida ano passado atingiu 15,9 pontos – desempenho superior apenas ao da edição transmitida nas tardes de domingo, em 2012 (14,6).
Hora de dar tchau?
Talvez um descanso fosse o mais indicado. O público parece cansado do formato – e a entrada de Fátima não foi o suficiente para empolgar, apesar do bom desempenho da apresentadora.
A pausa seria interessante, inclusive, para que a Globo estruturasse a carreira do vencedor. Quem sai campeão do programa, acaba esquecido no ano seguinte. Nem mesmo nas atrações da casa, o eleito do reality marca presença, o que mostra a pouca relevância do The Voice dentro do canal.
Em uma medida extrema, o reality poderia acabar na gaveta em definitivo. Assim, além da necessária reformulação na linha de shows, a emissora poderia ter a exata noção do apreço do espectador pelo formato. Será que vão sentir saudades?
É preciso considerar também que, na última década, o canal explorou o programa mais do que deveria. As franquias The Voice Kids e The Voice + contribuíram para o desgaste.
No vermelho
Comercialmente, a nova temporada da atração também não agradou. Segundo informações do portal Notícias da TV, até agora, somente uma cota foi vendida, para o banco Bradesco.
Mesmo a Seara, empresa alimentícia que tem Fátima Bernardes como garota-propaganda, manifestou interesse.
A disputa com a Copa do Mundo, que tem início no próximo domingo (20), pesou. Isso, porém, não muda o fato de que a atração está perdendo força junto ao mercado publicitário.