Dyego Terra

O The Voice Brasil voltou à grade da Globo na terça-feira (15). O primeiro episódio da 11ª temporada do reality, agora conduzido por Fátima Bernardes, não agradou…

The Voice Brasil - Fátima Bernardes

O programa amargou a pior estreia de todas as edições. Foram 15,1 pontos na Grande São Paulo, praça de maior relevância para o mercado publicitário. O desempenho está 3,4 pontos abaixo do lançamento da temporada anterior (18,5 de média).

Cabe salientar que o The Voice recebeu em baixa de Travessia, novela das nove cujo desempenho com os números é decepcionante. A trama de Gloria Perez registrou apenas 22,6 pontos no dia em questão.

Esgotamento

The Voice Brasil - Tiago Leifert

Apesar das circunstâncias, é fato que o The Voice Brasil cansou. São 10 anos ininterruptos no ar, com pouquíssimas novidades envolvendo a dinâmica e os técnicos.

Os índices de audiência caem todo ano. Na primeira edição apresentada à noite, em 2013, com Tiago Leifert, a atração rendeu 25,8 de média geral.

A temporada exibida ano passado atingiu 15,9 pontos – desempenho superior apenas ao da edição transmitida nas tardes de domingo, em 2012 (14,6).

Hora de dar tchau?

The Voice Brasil - Fátima Bernardes

Talvez um descanso fosse o mais indicado. O público parece cansado do formato – e a entrada de Fátima não foi o suficiente para empolgar, apesar do bom desempenho da apresentadora.

A pausa seria interessante, inclusive, para que a Globo estruturasse a carreira do vencedor. Quem sai campeão do programa, acaba esquecido no ano seguinte. Nem mesmo nas atrações da casa, o eleito do reality marca presença, o que mostra a pouca relevância do The Voice dentro do canal.

Em uma medida extrema, o reality poderia acabar na gaveta em definitivo. Assim, além da necessária reformulação na linha de shows, a emissora poderia ter a exata noção do apreço do espectador pelo formato. Será que vão sentir saudades?

É preciso considerar também que, na última década, o canal explorou o programa mais do que deveria. As franquias The Voice Kids e The Voice + contribuíram para o desgaste.

No vermelho

The Voice Brasil - Fátima Bernardes

Comercialmente, a nova temporada da atração também não agradou. Segundo informações do portal Notícias da TV, até agora, somente uma cota foi vendida, para o banco Bradesco.

Mesmo a Seara, empresa alimentícia que tem Fátima Bernardes como garota-propaganda, manifestou interesse.

A disputa com a Copa do Mundo, que tem início no próximo domingo (20), pesou. Isso, porém, não muda o fato de que a atração está perdendo força junto ao mercado publicitário.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor