Já deu: Globo precisa se livrar do maior problema de Elas por Elas

A novela das seis está no ar há mais de dois meses e problema não foi resolvido

Whatsapp

André Santana

Nos anos 1980, a narrativa das novelas era bem mais lenta. Por isso, o fato de a primeira versão de Elas por Elas (1981) arrastar a investigação sobre a identidade de Patinha ao longo de toda a trama não impediu que a história de Cassiano Gabus Mendes se tornasse um sucesso das 19h da Globo.

Késia Estácio e Deborah Secco em Elas por Elas
Taís (Késia Estácio) e Lara (Deborah Secco) em Elas por Elas (Divulgação / Globo)

Já em 2023, as coisas são bem diferentes. A busca de Mário Fofoca (Lázaro Ramos) pela Patinha já está começando a cansar o público do remake de Elas por Elas. Isso cria um desafio para os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson, que terão que encerrar esta trama antes do final da novela e inventar uma nova história para o detetive atrapalhado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigação sem fim

Lázaro Ramos como Mário Fofoca em Elas por Elas
Lázaro Ramos como Mário Fofoca em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Elas por Elas teve início quando Taís (Késia) descobriu que seu namorado, na verdade, era o marido de Lara (Deborah Secco), sua grande amiga do passado. A viúva, ao descobrir que era traída, tratou de contratar o detetive Mário Fofoca para descobrir quem é Patinha, como o marido se referia à amante.

Leia mais

Desde então, Mário se dedica a buscar essa misteriosa mulher, sem fazer a menor ideia de que se trata de Taís, sua própria irmã. Já a modelo passa os capítulos temendo que Lara e Mário descubram o seu segredo.

Mas, dois meses depois, Mário não avançou um milímetro nas investigações. Nos mais recentes capítulos da trama, ele encontrou um ex-garçom que conhecia Átila (Sergio Guizé) e suas amantes, e o homem apontou uma foto de Taís como a última “namorada” dele.

A informação surpreendeu Mário, mas, em seguida, o detetive descobriu que o senhor não era bom da cabeça e desacreditou a informação. Ou seja, Mário Fofoca voltou à estaca zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enrolação

Elas por Elas - Luís Gustavo
Divulgação / Globo

O fato de Mário Fofoca não chegar nem perto de desvendar a identidade de Patinha já começa a incomodar o público. Nas redes sociais, o que não falta são espectadores reclamando que a história envolvendo Lara, Taís e Mário anda em círculos, o que já está ficando cansativo.

Curiosamente, na primeira versão da novela, essa história foi ainda mais além. Mário (Luis Gustavo) passa a novela toda tentando descobrir quem é Patinha, sem fazer a menor ideia de que se trata de sua irmã, Wanda (Sandra Bréa). E o detetive não descobre por conta própria: é uma secretária de Átila (Mauro Mendonça) quem acaba revelando a verdade a Mário.

Mas é Wanda – atual Taís – quem acaba confessando tudo a Márcia (Eva Wilma) – atual Lara. Porém, isso só acontece no final da novela de Cassiano Gabus Mendes. Já pensou?

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desafio para os autores

Alessandro Marson e Thereza Falcão
Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores do remake de Elas por Elas (Reprodução / Gshow)

Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson sabem que o público não aceitaria uma trama que se arrastasse por toda a novela. Por isso, eles planejaram novos entrechos para Elas por Elas, que segue rumos parecidos com a versão original até o capítulo 100. Depois disso, o remake ganha novos rumos.

Os novelistas explicaram que, como na primeira versão todos os mistérios só eram revelados no final, o público não pode acompanhar os desdobramentos das revelações. Isso não deve acontecer no remake. Assim, o mistério de Patinha deve ser resolvido antes do fim da trama, por volta do capítulo 100.

Por isso, os autores do remake vão ter que assumir um desafio. Eles terão que criar novas histórias para os personagens, o que não é uma tarefa das mais auspiciosas. O que acontecerá com Mário, por exemplo, depois que sua investigação acabar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vai acontecer com Mário Fofoca?

Deborah Secco e Lázaro Ramos em Elas por Elas
Deborah Secco (Lara) e Lázaro Ramos (Mário) em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Elas por Elas não tem ido bem na audiência. No entanto, entre seu público, a novela tem vários acertos. Um deles é o casal formado por Lara e Mário, que caiu nas graças da audiência e foi bem avaliado no grupo de discussão sobre a novela.

Sendo assim, os autores do remake devem explorar mais esse romance depois que o mistério de Patinha chegar ao fim. Sem uma investigação para tocar, Mário pode dar uma chance ao amor. O casal funciona junto e tem tudo para emplacar.

Mas vale lembrar que, na primeira versão de Elas por Elas, Mário e Márcia não ficam juntos. A dondoca entende que o detetive é puro demais para ela e desiste de conquistá-lo. Porém, ao que tudo indica, essa versão terá um final diferente.

Whatsapp


Leia também