André Santana

Terra e Paixão é uma novela que já enfrenta cansaço do público por conta de sua insistência em certos assuntos. Palavras como “sucessão”, “desmame” e “terra vermelha” são repetidas ad infinitum, para desespero do público, que já não aguenta mais tanta ladainha na trama das nove da Globo.

Amaury Lorenzo e Diego Martins
Amaury Lorenzo e Diego Martins em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

No entanto, Walcyr Carrasco não tem o menor pudor em ser repetitivo. Tanto que o autor tem apostado em novos personagens na trama, mas que entram para assumir funções muito parecidas com tipos que já estão no ar. É o caso de Munda (Carol Romano), a ex-noiva de Ramiro (Amaury Lorenzo).

[anuncio_1]

A noiva

Munda (Carol Romano) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão
Munda (Carol Romano) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Em Terra e Paixão, Munda chegou à Nova Primavera para promover uma espécie de reviravolta na vida de Ramiro. Cada vez mais próximo de Kelvin (Diego Martins), com quem vive uma “amizade colorida”, o capanga de Antônio (Tony Ramos) decide se afastar do “amigo” ao saber que Munda, sua noiva, está a caminho.

No entanto, o afastamento durou pouco. Sem conseguir ficar longe do garçom, o bandido logo baixou no bar de Cândida (Susana Vieira) atrás de Kelvin e foi flagrado pela jovem cozinheira. Munda fez um barraco e tratou de chantageá-lo, ameaçando contar para toda a família de Ramiro os motivos que levaram ao fim do noivado.

Picareta, a mulher pediu uma quantia em dinheiro para ficar quieta. Sem saída, Ramiro recorreu a Kelvin para conseguir a grana, mas de nada adianta. Isso porque a chantagista decide esconder o dinheiro no cofre da pousada, onde está trabalhando, e acaba sendo roubada por Anely (Tatá Werneck) e Luigi (Rainer Cadete).

Tipo repetido

Terra e Paixão - Thati Lopes
Thati Lopes como Berenice em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A personagem de Carol Romano chegou para agitar a vida de Ramiro e Kelvin. Munda é uma pilantrinha de fortes cores cômicas, e é mais uma arma de Walcyr Carrasco para elevar o humor de Terra e Paixão e tentar conquistar mais público.

No entanto, o perfil da personagem é muito parecido com o de outros tantos que já estão na novela. Munda é ardida e um tanto pilantra, já que mal chegou à Nova Primavera e logo tratou de chantagear o ex-noivo, tentando se dar bem às custas do capanga.

A maneira ácida com que se comunica lembra bastante Berenice (Thati Lopes), que também não tem papas na língua. Já o jeito picareta é igual ao de Anely e Luigi, que não têm vergonha de passar a perna em quem quer que seja.

[anuncio_3]

Outros casos

Terra e Paixão - Alexandra Richter
Alexandra Richter como Nice em Terra e Paixão (Fábio Rocha / Globo)

Mas Munda não é a única personagem que entra em Terra e Paixão para aumentar a sensação de repetição. Nice (Alexandra Richter) também chega com uma nova personagem que assume às vezes da própria Berenice que, por sua vez, entrou substituindo Cândida.

Berenice apareceu no bar se dizendo herdeira da cafetina falecida. Ela chegou botando banca e logo criou inimizades no estabelecimento. Pois o mesmo vai acontecer com a chegada de Nice, que também se diz herdeira de Cândida e passa a tomar conta do espaço, transformando-o numa espécie de igreja.

Isso sem falar em Mara (Renata Gaspar), uma jovem simpática que é vítima do marido violento, tal qual Lucinda (Débora Falabella). Será que o autor não tem errado a mão ao apostar em tantas figurinhas repetidas?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor