Ironia do destino: personagem de Senhora do Destino foi acusado de assédio

15/04/2023 às 16h00

Por: Geovanne Solamini
Imagem PreCarregada
José Wilker, Susana Vieira e José Mayer em Senhora do Destino (Divulgação / Globo)

No ar há quase um mês através do Canal Viva, Senhora do Destino (2004) vem arrebatando o público com a trajetória de Maria do Carmo (Susana Vieira) e sua busca por Lindalva (Carolina Dieckmann), sequestrada quando era bebê por Nazaré (Renata Sorrah).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Divulgação / Globo

Outro episódio ligado à novela deve impactar o espectador de alguma forma, em breve. Namorado de Do Carmo, Dirceu de Castro (José Mayer) será acusado de assédio sexual.

As sequências repercutiram em 2017, quando a trama de Aguinaldo Silva foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo. É que, no mesmo ano, Mayer foi alvo de uma denúncia de assédio sexual por Su Tonani, figurinista assistente de A Lei do Amor (2016), estrelada por ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acusação na novela

Senhora do Destino - José Mayer

Divulgação / Globo

O episódio em questão acontece na fase em que Dirceu resolve reinaugurar o jornal Diário de Notícias, fechado pela Ditadura Militar, em 1968. Ele trava uma batalha com Guilhermina (Marília Gabriela, foto abaixo, com Glória Menezes), herdeira do título e do periódico. Os dois acabam discutindo; em certo momento, Dirceu agarra o braço da rival e a beija sem seu consentimento.

“Não se atreva a tocar em mim. Eu não lhe dei intimidade para isso”, reclama ela.

LEIA TAMBÉM:

“Então vai dar. Agora”, retruca Dirceu, partindo para o beijo.

“Você é um cafajeste. O que o senhor fez é muito pior do que assédio sexual e eu poderia botá-lo na cadeia por isso”, ameaça Guilhermina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, Dirceu afirma que ela costuma levar “problemas pequenos” para a Justiça e, reiterando o comportamento machista, diz que quanto mais Guilhermina processa, “mais satisfeita fica”.

Retratação

Senhora do Destino - Glória Menezes e Marília Gabriela

Rogério Domingues / Globo

Com os ânimos mais calmos, o personagem de José Mayer reconhece o seu erro:

“Desculpe, a senhora está certa dessa vez. Pode tomar as providências que quiser por conta do que acabou de acontecer”.

“Eu não preciso da sua permissão, não”, devolve Guilhermina.

“Acredite, não foi nada planejado. Eu mesmo estou tão surpreso com o fato de ter me excedido quanto a senhora está furiosa”, lamenta Dirceu.

Denúncia

A Lei do Amor - José Mayer

Divulgação / Globo

A sequência foi reapresentada em outubro de 2017, meses depois de Susllem Tonani ter denunciado Mayer por assédio sexual. A figurinista afirmou que, durante as gravações de A Lei do Amor, foram vários os episódios do tipo; em um deles, o veterano tocou com as mãos a região íntima dela.

O caso mobilizou mulheres e artistas, dentro e fora da emissora. José Mayer confessou o crime e atribuiu o mesmo à criação machista.

“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou de desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas”, declarou ele em carta aberta.

Fora de cena

José Mayer

Reprodução / Instagram

José Mayer não voltou à TV após o ocorrido. Ele chegou a ser cotado para dois papéis de O Sétimo Guardião (2018), também escrita por Aguinaldo Silva, Olavo e Feliciano – entregues a Tony Ramos e Leopoldo Pacheco.

Nos últimos tempos, Mayer foi visto nas reprises de Laços de Família (2000) e A Favorita (2008), no Vale a Pena Ver de Novo, e nas edições especiais de Fina Estampa (2011) e Império (2014), exibidas às nove enquanto os Estúdios Globo estavam paralisados por conta da pandemia de Covid-19.

Aos 73 anos, o ator vive com a família em uma casa em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. Ele está enfrentando o tratamento contra uma doença autoimune conhecida por granulomatose de Wegener.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.