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Atual novela infantil do SBT, A Infância de Romeu e Julieta nem de longe repete o sucesso de tramas como Carrossel (2012) ou Chiquititas (2013). Até aqui, a trama registra média de 4,6 pontos no Kantar Ibope Media, desempenho considerado fraco para o horário nobre da TV de Silvio Santos.
Vittória Seixas e Miguel Ângelo, protagonistas de A Infância de Romeu e Julieta (Divulgação / SBT)Muitos atribuem o fraco desempenho à parceria com a Amazon Prime Video, plataforma de streaming que disponibiliza os capítulos da trama antes de irem ao ar pelo SBT. Até dentro da emissora tem quem aponte o dedo para a parceira, concluindo que o acordo entre as empresas beneficia mais a Prime do que o SBT.
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Mas será que é isso mesmo?
Em busca de um sucesso
De olho no sucesso que as novelas infantis do SBT fazem na Netflix, a Prime Video firmou uma parceria com a emissora e entrou como co-produtora em A Infância de Romeu e Julieta. Com o acordo, os capítulos do folhetim de Íris Abravanel são disponibilizados primeiro no streaming e, depois, exibidos na televisão.
Mas a trama vem amargando baixos índices de audiência. Com isso, de acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a parceria entre as duas empresas devem parar por aí. O jornalista informou que o atual acordo seguirá até o fim, mas não deve ser renovado para produções futuras.
Ainda segundo Ricco, a parceria com a Amazon sempre dividiu opiniões dentro do SBT. Muita gente lá dentro não estava de acordo com vários aspectos da parceria. Esta ala da direção da emissora acredita que a TV ficou com a “pior parte” do acordo.
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Controvérsia
Ou seja, ao que tudo indica, parte da direção do SBT entende que o fato de A Infância de Romeu e Julieta ir ao ar primeiro no streaming prejudica sua exibição na televisão. Entende-se que a exibição antecipada na Prime Video poderia “esvaziar” a plateia da TV aberta.
No entanto, trata-se de uma tese controversa. Claro, é preciso um estudo mais aprofundado acerca do comportamento do público, mas, a princípio, o streaming (ainda) não teria força para derrubar a audiência de um canal aberto. Sim, de acordo com dados do Ibope, o streaming somado já alcançou o segundo lugar no ranking da audiência. No entanto, nestes dados estão incluídos o público do YouTube, que é gratuito. Com plataformas pagas, a realidade é diferente.
Uma pesquisa recente da Comscore apontou que a Amazon Prime Video tem cerca de 14,6 milhões de usuários no Brasil. No entanto, as últimas estimativas mostram que o Brasil tem cerca de 123,8 milhões de residências com TV. Ou seja, o alcance da TV aberta ainda é maior.
Fora do Top 10
Outro fato também derruba a tese dos diretores do SBT: nem na Prime Video, A Infância de Romeu e Julieta alcança um público expressivo. Sinal disso é que a trama não figura entre as dez atrações mais vistas da plataforma.
Sendo assim, culpar a Prime pelo fiasco de Romeu e Julieta parece, no mínimo, precipitado. É preciso, também, analisar o atual cenário do SBT e até mesmo a produção em si, já que a novela tem defeitos que ajudam a explicar a fuga do público.
O SBT vive uma crise histórica de audiência. E isso afeta toda a programação, inclusive a novela. Tanto que Poliana Moça, a trama anterior, também alcançou baixos índices. Não tão baixos quanto a atual, mas já havia uma tendência de queda acontecendo.
Infantil?
Além disso, A Infância de Romeu e Julieta é uma das mais fracas novelas infantis já exibidas pelo SBT. A trama é frouxa, os conflitos são rasos e existe uma confusão quanto ao público-alvo. Afinal, a novela tem cenários e situações que remetem ao lúdico, mas tem protagonistas adolescentes. Assim, não fica claro se a novela é voltada para crianças ou ao público teen.
Essa indefinição afugenta a audiência. Os pequenos não se interessam pelas histórias mais juvenis, enquanto o público teen torce o nariz para uma produção com jeito de programa de criança. Desde Poliana Moça, o SBT demonstra que perdeu a noção do verdadeiro público de seus folhetins.