VALE A PENA VER DE NOVO?

Injustiça? Novela mais vista de Manoel Carlos nunca foi reprisada pela Globo

17/12/2024 às 16h46

Por: Thell de Castro
Imagem PreCarregada
Regina Duarte em Páginas da Vida

Depois de Alma Gêmea (2005), a Globo está exibindo Tieta (1989) no Vale a Pena Ver de Novo. Apesar de nunca ter sido lembrada pela emissora para a faixa, a novela mais assistida de Manoel Carlos continua sendo aguardada pelos telespectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Páginas da Vida, que já foi exibida pelo Viva, mas não ganhou uma nova oportunidade na TV aberta.

Sucesso

Exibida entre julho de 2006 e março de 2007, durante um período em que a Globo emplacou um sucesso atrás do outro, Páginas da Vida era estrelada por Regina Duarte, que vivia uma Helena de Manoel Carlos pela terceira vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama, que mostrava a médica Helena adotando uma bebê com Síndrome de Down, que fora abandonada pela avó, Marta (Lilia Cabral), teve nada menos que 47,1 pontos de média geral.

Falando especificamente em números, a produção acabou se tornando o maior êxito do autor na emissora, acima dos 42,5 de Por Amor, dos 44,9 de Laços de Família e dos 46,4 de Mulheres Apaixonadas.

LEIA TAMBÉM:

Os trabalhos posteriores do autor, Viver a Vida (2009), que está sendo exibida pelo canal Viva, e a desastrosa Em Família (2014) acumularam, respectivamente, 35,7 e 29,7 pontos.

Nada feito

Ana Paula Arósio como Olívia em Páginas da Vida
Ana Paula Arósio como Olívia em Páginas da Vida

A Globo bem que tentou reprisar Páginas da Vida no Vale a Pena Ver de Novo em 2012, mas os planos da emissora foram atrapalhados pelo Ministério da Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anos antes, em 2009, após considerar que o canal não adequou o repeteco de Senhora do Destino (2004) à faixa de exibição da faixa, foi determinado que uma obra só poderia ser reclassificada para as tardes após a reedição de todo o material.

Na época, a Classificação Indicativa estava vinculada ao horário de transmissão – a medida durou até 2014. Produções para maiores de 12 anos só iam ao ar depois das 20 horas.

Em 2012, a Globo, que pretendia resgatar Páginas da Vida na sequência da segunda reprise de Mulheres de Areia (1993), optou não editar toda a trama apenas para a avaliação do MJ e recorreu a Chocolate com Pimenta (2003), que já havia passado pela sessão de repetecos em 2006.

A trama também foi cogitada para suceder a novela de Walcyr Carrasco, perdendo a vaga para Da Cor do Pecado (2004).

Apesar das críticas, muitas vindas do próprio elenco, sobre o excesso de personagens e o esvaziamento de tramas, a novela foi um sucesso incontestável, merecendo uma nova chance da Globo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.