André Santana

Em Pantanal, Tibério (Guito) sempre se colocou como um fiel escudeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira). Com sua experiência na lida e muita sensatez com os assuntos relacionados à fazenda, o peão logo caiu nas graças do “rei do gado”, que o colocou como uma espécie de líder dos peões.

Pantanal

Desde o início da novela, Tibério demonstrou sua lealdade ao cuidar com unhas e dentes da fazenda do Pantanal. Além disso, conquistou a confiança dos demais peões, que o têm como um norteador das ações diárias e do trato com os bois.

Mesmo sendo totalmente fiel a José Leôncio, Tibério é ainda mais fiel ao que acredita. Por isso, nunca baixou a cabeça ou aceitou ordens com as quais não concordava. Em alguns momentos, Tibério bateu de frente com o fazendeiro e quase partiu de suas terras.

Pantanal

Justamente por isso, José Leôncio construiu um grande respeito por Tibério. Mais do que alguém que ele sabe que pode contar, Tibério é um importante conselheiro. O peão, com muita esperteza, sabe lidar, também, com os arroubos de humor do patrão, o que faz dele um conciliador nato.

Todas estas qualidades colocaram Tibério como uma das figuras mais importantes da trama de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi. O peão estava presente nos momentos mais decisivos da história, participando ativamente dos desdobramentos do enredo.

Sumiço

Pantanal

Entretanto, Tibério nunca esteve tão sumido quanto nos mais recentes capítulos de Pantanal. O personagem murchou a olhos vistos, tornando-se uma figura cada vez menos presente na novela das nove da Globo.

Tibério teve uma história para chamar de sua quando se apaixonou por Muda (Bella Campos). O peão viveu uma história de amor graciosa com a amiga de Juma (Alanis Guillen), já que ambos têm temperamentos diferentes. Enquanto Muda é uma vingativa, Tibério é um homem sensato, que aquietou a mágoa da amada.

Porém, depois que Tibério e Muda se casaram, o peão foi perdendo importância dentro do enredo. Ele ainda está lá, rondando a fazenda de José Leôncio, mas sua presença tem sido cada vez menos efetiva. Tibério praticamente se transformou num novo João Zoinho (Thommy Schiavo), o “peão mudo” da fazenda.

A história se repete

Pantanal

Na versão de 1990 de Pantanal, exibida pela TV Manchete, Tibério (Sérgio Reis) também teve o mesmo destino. O peão era um personagem ativo dentro do enredo, sempre de presença marcante nos momentos decisivos da história.

Mas, após o casamento com Muda (Andrea Richa), Tibério perdeu força e função dentro da história. Ou seja, ao ser fiel ao texto do avô, o autor Bruno Luperi não corrigiu este deslize e manteve a trajetória irregular do personagem.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor