Injustiça: Globo surpreende ao definir final de Andrade em Terra e Paixão
17/01/2024 às 11h46
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo de tantos meses no ar, Terra e Paixão deixou várias histórias de lado. Já outras tomaram rumos completamente equivocados. Pois os dois casos se aplicam a Andrade (Ângelo Antônio), que foi jogado para escanteio e teve um desenvolvimento bastante questionável.
Lucinda (Débora Falabella), Cristian (Felipe Melquiades) e Andrade (Ângelo Antônio) em Terra e PaixãoO ex-marido de Lucinda (Débora Falabella) começou a novela se revelando um mau-caráter. Mas, após um período de sofrimento e algumas reuniões no Alcoólicos Anônimos, o rapaz se redimiu e até virou herói no final da novela. Uma redenção bem forçada, diga-se.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agressor
No início de Terra e Paixão, Andrade foi apresentado como um ser desprezível. Além de maltratar a esposa Lucinda, o homem tratava o filho com indiferença e chegava a assediar a cunhada Anely (Tata Werneck).
De cara, ele descobriu que Anely ganhava a vida tirando a roupa na internet, e não titubeou ao chantageá-la. Mau-caráter, ele assediava a cunhada constantemente, fazendo Anely passar por momentos de terror em suas mãos.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Andrade, inclusive, chegou a agredir a esposa. Não foram poucas as vezes em que ele perdeu a cabeça e, bêbado, bateu em Lucinda. A jovem aguentou calada as primeiras agressões, mas, tempos depois, deu seu grito de liberdade e tratou de desfazer de vez o casamento falido.
[anuncio_2]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Herói
Após perder Lucinda, Andrade iniciou um processo de redenção um tanto quanto questionável. O agressor passou a frequentar o Alcoólicos Anônimos e demonstrar arrependimento. Com isso, a novela deu a entender que o problema do caráter de Andrade era culpa da bebida – sendo que não era bem assim.
Nos últimos capítulos de Terra e Paixão, o personagem chegou a ganhar status de herói. Recentemente, ele apareceu dirigindo um caminhão com carga valiosa e foi abordado por bandidos. Porém, policiais à paisana que escoltavam o veículo conseguiram deter o assalto.
Depois disso, Tadeu (Claudio Gabriel) reconheceu o assaltante preso como o matador que atirou em Lucinda. Ou seja, indiretamente, Andrade ajudou a fazer justiça e desvendar o crime que afetou sua ex-mulher.
Sem rumo
Trata-se de um desfecho ruim para um personagem que perdeu completamente o rumo em Terra e Paixão. Andrade foi capaz de fazer coisas horríveis, e até Anely já jogou na cara do cunhado que ele a assediava mesmo quando estava sóbrio. Ou seja, a bebida agravava o problema, mas não era o problema.
Nada contra o arco de redenção, até porque o arrependimento é algo possível. A problemática aqui está no fato de Andrade nunca ter sido punido de verdade por tudo o que fez. Como se frequentar o AA e fazer cara de coitado resolvesse todas as questões.
Mas, em se tratando de Terra e Paixão, o final de Andrade não chega a surpreender. Afinal, o capanga Ramiro (Amaury Lorenzo) também deve ter seus terríveis crimes esquecidos em nome do casal querido que ele forma com Kelvin (Diego Martins)…