Novela considerada “proibida” na Globo, De Corpo e Alma (1992) pode ganhar uma nova chance na Globo. Mas, apesar da possibilidade, a emissora ainda não confirma se isso vai realmente acontecer.

Daniella Perez em De Corpo e Alma
Daniella Perez em De Corpo e Alma

Muitos acreditavam que a novela teria sido definitivamente engavetada a pedido de Gloria Perez, autora da trama e mãe da atriz Daniella Perez, que foi brutalmente assassinada na época em que atuava na novela. O assassino foi Guilherme de Pádua, que contracenava com Daniella, e Paula Thomaz, sua esposa na época.

Porém, tanto a emissora quanto a autora negaram que esse pedido tenha acontecido. Mas, ainda assim, a volta da trama por meio do Projeto Resgate do Globoplay é dúvida.

Veto desmentido

Sucesso do horário nobre da Globo de 1992, De Corpo e Alma nunca foi reprisada pela Globo. A emissora até considerou repeti-la em 2000, no Vale a Pena Ver de Novo, mas acabou voltando atrás. No canal Viva, nunca houve qualquer intenção de reprisá-la.

O fato de De Corpo e Alma nunca sair da gaveta da Globo foi atribuído a um pedido de Gloria Perez. Pelo mesmo motivo, acreditava-se que a trama não integraria o Projeto Resgate, que traz de volta uma novela clássica no Globoplay a cada duas semanas.

No entanto, o site Heloísa Tolipan consultou a Globo e Gloria Perez sobre o veto, e as duas partes responderam que a informação não procedia. Ou seja, a autora jamais teria pedido para a Globo engavetar De Corpo e Alma. Se a trama não ganhou uma nova chance até hoje, a decisão foi unicamente da emissora.

Por conta da negativa da Globo e de Gloria Perez, o site concluiu que De Corpo e Alma será, sim, resgatada no Globoplay, informação que foi repercutida por vários veículos – inclusive, o TV História.

Volta ainda é dúvida

Gloria Perez
Gloria Perez

Porém, até aqui, a Globo não confirma a volta da novela De Corpo e Alma no Globoplay. Consultada pelo Notícias da TV, a emissora não negou e nem confirmou a volta da novela.

“Não temos previsão de disponibilizar De Corpo e Alma no Globoplay”, posicionou-se o canal.

Ainda segundo o NTV, a Globo optou por nunca reexibir De Corpo e Alma porque considerou que cenas envolvendo Daniella Perez e Guilherme de Pádua poderiam perturbar o público. Esse, inclusive, teria sido o motivo de a reprise considerada em 2000 não ter acontecido.

Por isso, a princípio, a emissora não tinha interesse em reprisar a novela e nem disponibilizá-la no Globoplay. Mas isso teria mudado com a morte de Guilherme de Pádua, falecido em 2022. Como Pádua já está morto, o problema moral de colocá-lo como um galã de novela cai por terra.

Mas, ainda segundo o Notícias da TV, a Globo não teria tomado uma decisão a esse respeito. A publicação afirmou que o canal pretende conversar com Gloria Perez antes de decidir se deve ou não relançar De Corpo e Alma.

Projeto Resgate

Lançado em 2020, o Projeto Resgate surgiu com a proposta de relançar uma novela dos arquivos da Globo a cada duas semanas no Globoplay. De lá para cá, grandes clássicos da teledramaturgia foram disponibilizados na plataforma.

A ideia do Projeto Resgate era relançar todas as novelas do arquivo da Globo em condições de serem disponibilizadas. Ou seja, que estejam na íntegra – ou quase – e em bom estado de conservação. A ação será encerrada apenas em 2027, com Irmãos Coragem (1970).

Sendo assim, a princípio, De Corpo e Alma pode, sim, ser resgatada no streaming. A trama está preservada nos arquivos da Globo e em condições de entrar no catálogo da plataforma. Além disso, resgatar a obra no streaming é diferente de lançar uma reprise. Afinal, no streaming, é o público quem acessa o conteúdo que quiser. Já a TV “invade” a casa dos espectadores.

Ou seja, mesmo que haja o desconforto do público diante das cenas envolvendo Daniella Perez e Guilherme de Pádua, isso estaria restrito ao público do streaming que buscou o conteúdo em questão. Por isso, existe sim a chance de De Corpo e Alma ser resgatada. É esperar para ver.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor