Nos últimos anos, as emissoras de televisão vêm cortando gastos e muitos profissionais estão sendo demitidos. Algumas saídas são tranquilas, sem acusações ou processos, mas nem sempre é assim.

Domingos Meirelles no Linha Direta
Domingos Meirelles no Linha Direta (Divulgação / Globo)

Domingos Meirelles, por exemplo, foi uma das vítimas das demissões da Record e procurou seus direitos na Justiça.

Um processo de milhões

Domingos Meirelles no Repórter Record Investigação
Domingos Meirelles no Repórter Record Investigação (Divulgação)

Segundo o Notícias da TV, em matéria publicada no dia 1º de fevereiro deste ano, o jornalista está processando a emissora da Barra Funda para que a Justiça reconheça o seu vínculo trabalhista. Foram sete anos de serviços prestados e ele quer receber por horas extras e acúmulo de funções.

Segundo a reportagem, o apresentador exige uma equiparação salarial com o cargo de editor-chefe. Ele apresentava o Repórter Record Investigação, portanto, alega que trabalhava em duas funções. Meirelles era contratado como Pessoa Jurídica (PJ) e quer os direitos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O jornalista exige 3,5 milhões de reais como indenização. O processo corre na 59ª Vara do Trabalho de São Paulo e a primeira audiência ocorreu em maio. Como não houve acordo, uma segunda audiência foi realizada no dia 3 de agosto.

Segundo informações do UOL, as partes não entraram em consenso. Desta forma, a juíza Camila Costa Koerich marcou o julgamento do processo para o dia 1 de setembro.

Tanto Meirelles, como a assessoria da Record TV não se manifestaram sobre o assunto.

 

Vítima do corte de gastos

Mariana Godoy
Mariana Godoy (Divulgação)

Desde 2014 na Record, Domingos Meirelles foi dispensado em fevereiro de 2021, depois de ficar quase um ano longe da TV por conta da pandemia de Covid-19.

Na época, muito se falou que a contratação de Mariana Godoy (foto acima) influenciou na saída do jornalista, mas nada foi confirmado. A razão da demissão foi o corte de gastos que a emissora realizou na época.

“Fiquei lá até 2021. Com a pandemia, a direção da emissora me ligou dizendo que eles estavam enfrentando uma crise financeira porque os templos estavam fechados. Não renovaram o contrato. Em plena pandemia”, contou o jornalista recentemente ao UOL.

Em busca dos direitos

Repórter Record - Adriana Araújo
Adriana Araújo no Repórter Record (Divulgação)

Outra profissional que processou a Record foi Adriana Araújo (foto acima). Apresentadora do principal telejornal da casa, ela também foi desligada em 2021. No processo, a profissional alegou que não teve sua carteira assinada em 2016, diferente de outros profissionais que entraram no regime CLT. Além disso, afirmou que seguiu à risca todos os pedidos da emissora, mesmo discordando.

Em julho de 2022, a jornalista ganhou o processo: a Record teve que assinar a carteira de trabalho da profissional e pagar 50 mil reais. Hoje, ela faz parte da equipe de jornalismo da Band.

Acúmulo de funções

Linha Direta - Pedro Bial
Pedro Bial no Linha Direta (Reprodução / Globo)

Meirelles fez grande sucesso à frente do Linha Direta, programa policial que marcou a TV nos anos 1990 e 2000. A atração voltou em maio, sob o comando de Pedro Bial (foto acima).

A Globo também passou por cortes em seu elenco desde 2020. Bial acumula agora três programas na grade da emissora carioca: Conversa com Bial, Som Brasil e o novo Linha Direta. De fato, o jornalista vai receber muito bem pela hora extra.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor