A Globo parece perdida no que se refere às próximas novelas da casa. A aposentadoria de medalhões e a dispensa de vários nomes implicaram em problemas na fila de folhetins. Atualmente, cabe lembrar, o canal exibe Mar do Sertão, Cara e Coragem e Travessia.

Mar do Sertão - Isadora Cruz e Renato Góes

De acordo com o portal Notícias da TV, Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da emissora, pretende fechar ainda este ano o planejamento do setor. A ideia é definir todas as tramas que serão exibidas entre 2023 e 2025, acabando com a tensão que assola a Dramaturgia.

O que vem por aí?

Cara e Coragem - Marcelo Serrado e Paolla Oliveira

O que se sabe, até o momento, é que Travessia será substituída por Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco. E Mar do Sertão dará espaço para Amor Perfeito, assinada por Duca Rachid e Júlio Fischer.

A única faixa “com folga” é a das sete. Após Cara e Coragem, a Globo terá Vai na Fé, de Rosane Svartman. No segundo semestre, o canal lança Fuzuê, do ex-Record Gustavo Reiz.

Quebra-cabeça

Um Lugar ao Sol - Andréa Beltrão

Ainda não se sabe quem ficará com o horário das seis em meados de 2023. Comenta-se que Lícia Manzo e Alessandra Poggi estão com sinopses em andamento.

Poggi vem da bem-sucedida Além da Ilusão, também das seis. Já Lícia enfrentou problemas com Um Lugar ao Sol (2021, foto), exibida às nove.

Waddington, porém, entende que autora e obra sofreram com as incertezas da pandemia de Covid-19. A novela estreou totalmente pronta, após sucessivas intervenções, o que impediu ajustes em prol da audiência.

Lícia Manzo, no entanto, acumula boas passagens pela primeira faixa de tramas da Globo, com A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015).

Mãos à obra

Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi

Bruno Luperi (foto, com Benedito Ruy Barbosa), responsável pela adaptação de Pantanal, pretendia retomar o projeto O Arroz de Palma às seis. Porém, o autor já negocia outro trabalho com a casa, em horário ainda não definido.

Daniel Ortiz, por sua vez, prepara uma sinopse para as sete. Ele ocupou a faixa anteriormente, com Alto Astral (2014), Haja Coração (2016) e Salve-se Quem Puder (2020).

A proposta de Maria Helena Nascimento e Ricardo Linhares para as nove passou por mudanças e pode, segundo o Notícias da TV, ocupar tanto o horário mais nobre da Globo quanto o das seis.

Correndo por fora

Os Dez Mandamentos

Nos últimos anos, foram muitas as mudanças no time de novelistas da Globo. Aguinaldo Silva, Elizabeth Jhin, Manoel Carlos e Walther Negrão se aposentaram. Nomes promissores, como Izabel de Oliveira, Cao Hamburger e Ângela Chaves, foram dispensados. Ainda, a morte de Gilberto Braga e a transferência de João Emanuel Carneiro para o streaming.

Há muitos interessados, porém, em integrar o time. Vivian de Oliveira, responsável pela exitosa Os Dez Mandamentos (2015, foto), da Record, entregou projetos e aguarda resposta da emissora. Caso as ideias sejam aprovadas, ela terá de desenvolver os primeiros capítulos antes de ganhar espaço nas filas.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor