FAZ TEMPO
Impossível? Mania de Você tenta repetir feito de novela de sete anos atrás
29/11/2024 às 10h46
Há sete anos, a Globo conseguiu fazer com uma novela das nove que patinava na audiência o que sonha repetir em Mania de Você.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após um início que não conquistou o público, Walcyr Carrasco chutou o balde e fez diversas mudanças em O Outro Lado do Paraíso, que acabou se transformando numa das novelas de maior sucesso da década passada.
Depois dessa novela, a Globo precisou fazer mudanças e relançar tramas como O Sétimo Guardião, Um Lugar ao Sol, Travessia, Renascer e a atual Mania de Você, mas não repetiu o feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira fase não pegou
Muito longa e cansativa, a primeira fase da novela, que estreou em 23 de outubro de 2017, acabou sendo encurtada pela Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Após fiasco, Globo pode mudar linha de sucessão de Mania de Você
● Livramento: quatro artistas que escaparam do maior desastre da história da Globo
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de quinta, 5 de dezembro
O autor aproveitou a passagem de 10 anos na trama para fazer uma série de mudanças, cortando cenas, alterando o perfil de personagens e amenizando situações polêmicas.
Mais do que isso, investiu tudo na vingança de Clara (Bianca Bin), fazendo a novela cair no gosto popular a partir do capítulo 45, exibido no dia 14 de dezembro de 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi nesse dia que a protagonista retornou à trama, de forma triunfal, soltando a famosa frase “Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”.
Recordes
Daí em diante, o caminho da novela foi pavimentado para o sucesso. Somente na semana da volta de Clara, a produção bateu três recordes de audiência. O retorno da personagem garantiu nada menos que 42,2 pontos de média.
A partir daí, ficou fácil ultrapassar a barreira dos 40 pontos no Ibope, o que é um sonho distante para as atuais novelas da emissora – a última a conseguir o feito foi A Dona do Pedaço (2019), do mesmo autor.
Sucesso
Exibido em 11 de maio de 2018, o último capítulo alcançou 48 pontos de média, 52 de pico e 67% de participação na Grande São Paulo.
Não superou o final da antecessora, A Força do Querer, mas conquistou média geral superior, com 39 pontos.
Frequentemente cotada para o Vale a Pena Ver de Novo, O Outro Lado do Paraíso ficou marcada por ser uma das raras novelas recentes que a Globo fez de tudo para salvar e conseguiu.