Imbatível no cinema, Sean Connery estragou aniversário da Globo há 30 anos - TV História

Imbatível no cinema, Sean Connery estragou aniversário da Globo há 30 anos

Whatsapp

Sean Connery, ator que ficou famoso na pele do agente 007, faleceu neste sábado (31), aos 90 anos. O papel de James Bond não foi o único que marcou sua brilhante carreira: personagens como Juan Sánchez-Villalobos (Highlander), William of Baskerville (Em Nome da Rosa) e Henry Jones (Indiana Jones) são exemplos que fizeram história no cinema.

Connery levou o Oscar de melhor ator coadjuvante ao viver Jim Malone em Os Intocáveis, de 1987. A superprodução contava também com Kevin Costner e Robert de Niro no elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como o filme fez grande sucesso, havia uma expectativa muito grande para sua exibição na TV brasileira.

Naquela época, a internet era apenas um sonho distante, o serviço de televisão paga ainda não tinha chegado no Brasil e o aparelho de vídeo cassete era considerado um artigo de luxo.

Quando a Globo completou 25 anos, em 1990, preparou uma programação com filmes inéditos, além de novas atrações e uma novela com grande elenco: Rainha da Sucata.

Os Intocáveis fazia parte dessa lista de filmes e custou à emissora carioca 200 mil dólares. Era uma obra tão importante que foi exibida no aniversário da Globo, dia 26 de abril.

Na história, o personagem de Connery tenta barrar Al Capone e o comércio ilegal de bebidas, mas havia outras figuras que nem mesmo ele e nem seu parceiro Kevin Costner conseguiram impedir: Juma Marruá e companhia.

A Globo anunciou o filme com pompa, destacando o trabalho de Connery, mas não surtiu efeito e o público escolheu a Manchete.

Em São Paulo, a novela marcou 29 pontos, contra 27 do enlatado. No Rio de Janeiro, foi ainda pior: Pantanal venceu com 51 pontos contra 30 de Os Intocáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A novela da Manchete já era um grande sucesso e desbancou a audiência da TV Globo. Programas como TV Pirata, Escolinha do Professor Raimundo e Globo de Ouro foram outras vítimas da novela de Benedito Ruy Barbosa.

Sean Connery teve inúmeros papéis no cinema e seus filmes ajudaram a Globo a ganhar ótimos pontos no Ibope: seja no Festival James Bond ou no esperado Indiana Jones e a Ultima Cruzada, exibido pela primeira vez na Tela Quente. Mas não foi o caso de Os Intocáveis.

O ator, querido pelo público brasileiro, se foi, mas o seu talento está eternizando em filmes que marcaram nossas vidas.



Leia também