Sean Connery, ator que ficou famoso na pele do agente 007, faleceu neste sábado (31), aos 90 anos. O papel de James Bond não foi o único que marcou sua brilhante carreira: personagens como Juan Sánchez-Villalobos (Highlander), William of Baskerville (Em Nome da Rosa) e Henry Jones (Indiana Jones) são exemplos que fizeram história no cinema.

Connery levou o Oscar de melhor ator coadjuvante ao viver Jim Malone em Os Intocáveis, de 1987. A superprodução contava também com Kevin Costner e Robert de Niro no elenco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Como o filme fez grande sucesso, havia uma expectativa muito grande para sua exibição na TV brasileira.

Naquela época, a internet era apenas um sonho distante, o serviço de televisão paga ainda não tinha chegado no Brasil e o aparelho de vídeo cassete era considerado um artigo de luxo.

Quando a Globo completou 25 anos, em 1990, preparou uma programação com filmes inéditos, além de novas atrações e uma novela com grande elenco: Rainha da Sucata.

Os Intocáveis fazia parte dessa lista de filmes e custou à emissora carioca 200 mil dólares. Era uma obra tão importante que foi exibida no aniversário da Globo, dia 26 de abril.

Na história, o personagem de Connery tenta barrar Al Capone e o comércio ilegal de bebidas, mas havia outras figuras que nem mesmo ele e nem seu parceiro Kevin Costner conseguiram impedir: Juma Marruá e companhia.

A Globo anunciou o filme com pompa, destacando o trabalho de Connery, mas não surtiu efeito e o público escolheu a Manchete.

Em São Paulo, a novela marcou 29 pontos, contra 27 do enlatado. No Rio de Janeiro, foi ainda pior: Pantanal venceu com 51 pontos contra 30 de Os Intocáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A novela da Manchete já era um grande sucesso e desbancou a audiência da TV Globo. Programas como TV Pirata, Escolinha do Professor Raimundo e Globo de Ouro foram outras vítimas da novela de Benedito Ruy Barbosa.

Sean Connery teve inúmeros papéis no cinema e seus filmes ajudaram a Globo a ganhar ótimos pontos no Ibope: seja no Festival James Bond ou no esperado Indiana Jones e a Ultima Cruzada, exibido pela primeira vez na Tela Quente. Mas não foi o caso de Os Intocáveis.

O ator, querido pelo público brasileiro, se foi, mas o seu talento está eternizando em filmes que marcaram nossas vidas.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor