Há 25 anos, na semana entre 8 e 14 de fevereiro de 1993, o ranking de audiências das emissoras brasileiras trazia algumas curiosidades. A Globo liderava com folga, com a novela De Corpo e Alma alcançando quase 60 pontos, e o SBT, já não tão agressivo como no começo dos anos 1990, beliscava bons índices, principalmente aos domingos.

A Band, no auge do posicionamento como canal do esporte, vinha na terceira posição – até o Campeonato Paulista de Aspirantes se destacava.

A supresa ficava por conta da quarta colocada, a OM/Gazeta, que viraria CNT/Gazeta em maio daquele ano. Filmes e esportes puxavam a audiência do canal.

Por baixo, com poucas atrações relevantes em suas grades e baixos índices, especialmente se compararmos com anos anteriores, vinham Manchete e Record. Na primeira, Clodovil era uma das estrelas daquela época. Na segunda, que amargou a última posição do ranking entre as principais emissoras, os longevos Especial Sertanejo e Raul Gil.

Confira os dados do Ibope:

GLOBO  
De Corpo e Alma 58
Jornal Nacional 55
São Paulo Já 2 49
Globo Repórter 46
Fantástico 43
   
SBT  
Topa Tudo por Dinheiro 29
Sorteio da Tele Sena 27
Porta da Esperança 21
Sessão das Dez 18
Geraldo 18
   
BAND  
Campeonato Paulista de Futebol 10
Campeonato Paulista Compacto 9
Clube do Bolinha 2 7
Faixa Nobre do Esporte 5
Campeonato Paulista de Aspirantes 5
   
CNT/GAZETA  
Hollywood 93 8
Mesa Redonda 5
Ser Tão Brasileiro 3
Cinema Especial I 3
Campeonato Paulista de Basquete 2
   
MANCHETE  
Campeonato Paulista de Futebol 6
Clodovil 4
Melhores Momentos 3
Sessão Bang Bang 3
Pholianafaria 3
   
RECORD  
Especial Sertanejo 7
Quinta Nobre Philco 5
Programa Raul Gil 3
Top TV 2
Festival John Wayne 2


Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor