Após uma década do fim do CQC, Rafael Cortez revelou que durante a sua passagem pelo programa teve problemas de saúde, assim como os outros integrantes da atração. O motivo? A intensa jornada de trabalho.

Ainda segundo o comunicador, sua agenda era muito extensa e o tempo que o programa ficava no ar era muito grande; chegava a ter até quatro horas de duração.

“A gente tinha alopecia, a gente engordava e emagrecia, tinha herpes. Eu tinha muito herpes nessa época, herpes de fundo nervoso mesmo sabe? De não poder administrar minha agenda e ter muita pressão”, disse ao Programa de Todos os Programas, de Flavio Ricco e Dani Bayoso.

Início de carreira e CQC

Rafael se formou em jornalismo pela PUC–SP e, como jornalista, foi colaborador da Veja São Paulo, CNT, Rede Mulher e TV Gazeta. Seu primeiro trabalho na televisão foi como assistente de palco do Guerra É Guerra (foto acima), apresentado por Evê Sobral, na TV Gazeta, em 1997.

Estreou no CQC em 2008, ao se tornar um dos homens de preto do programa e lá se consagrou como um dos nomes do humor brasileiro. Apresentou o quadro CQTest, onde testava a inteligência dos famosos que entrevistava, mas também se destacou pelas suas matérias políticas e culturais.

Ficou no programa até 2012. Posteriormente, foi contratado pela Record para apresentar o Got Talent Brasil em 2013 e, depois, o Me Leva Contigo, em 2014. Em fevereiro de 2015, o canal pago Comedy Central estreou um novo programa com Rafael, o Dirige Rafa!.

Passagem pela Globo

Rafael Cortez foi contratado pela Globo em 2016 para ser um dos repórteres do Vídeo Show (1983–2019), onde ficou por dois anos no vespertino da emissora. Na época, o humorista chegou a declarar interesse em investir em outros projetos dentro do canal.

“Eu pedi para fazer novos projetos junto a Rede Globo ligados ao humor, que é o que eu faço na internet, nos palcos de show de stand-up, nos eventos corporativos, com o projeto música divertida brasileira. Então, estou 100% focado em humor e quero fazer humor. Sempre soube que a minha passagem pelo Vídeo Show seria uma passagem curta, porque sempre deixei claro que quero e devo fazer outras coisas na Globo”, disse no canal Love Treta, do YouTube .

Ainda na emissora carioca, ele participou da sétima temporada do Super Chef Celebridades, exibido no Mais Você em 2018. Rafael Cortez foi o quarto eliminado do reality culinário ao perder a disputa para o ator Rafael Zulu.

Por onde anda Rafael Cortez?

Hoje, o apresentador de 46 anos comanda o programa Matéria Prima, na TV Cultura, canal onde é contratado desde outubro de 2021. Ele também esteve na série Independências (2022) na emissora e fez uma participação como Brucéli em Cine Holliúdy (2019), na Globo.

No Matéria Prima, Cortez revelou que é ele quem faz tudo. Desde a idealização do programa, passando pelo roteiro e até mesmo a edição dos episódios.

“É um programa que eu concebi, que eu apresento, que eu faço o roteiro final, que eu faço a edição… É um programa de pai, mesmo. Tem uma equipe que trabalha comigo, mas é o meu filho, e eu acompanho tudo de perto. Eu trabalho todos os dias por esse programa e ralo muito por ele. Não tem nada que aconteça no Matéria Prima que eu não esteja sabendo. A única coisa nele que não me pertence, é o nome. Que é da TV Cultura há muitas décadas já”, disse ao Correio do Estado, em 02 de setembro de 2022.

Compartilhar.