Desde 1987, inúmeros artistas e humoristas passaram pelo banco mais famoso do Brasil, onde batem um papo com Carlos Alberto de Nóbrega. Alguns marcaram época e estiveram em A Praça é Nossa durante anos; outros tiveram passagens menores, mas igualmente marcantes.

A Praça é Nossa - Carlos Alberto de Nóbrega
Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça é Nossa (Reprodução / SBT)

Um desses casos foi o de Carlos Leite, célebre humorista dos anos 1970 e 1980, que nos deixou cedo após lutar contra o vírus da Aids.

Carreira

Carlos Leite
Carlos Leite

Nascido em Recife (PE) em 14 de julho de 1939, Carlos mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) em 1958, deixando uma promissora carreira na aeronáutica para realizar seu sonho de ser bailarino e seguir a carreira artística.

Nos anos 1970, ele ingressou na Globo, participando de programas como Chico City, Satiricom, O Planeta dos Homens e Balança Mas Não Cai.

Nessas atrações, entre outros, ele interpretou um personagem que fez muito sucesso: Beleza, que era muito feio, mas fazia sucesso com as mulheres. O tipo era inspirado em uma lembrança de infância.

“Seu apelido era Mané Beleza, um cara estrábico, sem alguns dentes, mas um incansável conquistador. A partir daí, criei o tipo, em 1973, e até hoje ele está aí. O Beleza é meu Carlitos”, definiu em entrevista ao jornal O Globo de 6 de junho de 1982.

Altos e baixos

Carlos Leite
Carlos Leite participou da ‘A Praça É Nossa’ (Foto: Reprodução)

No mesmo bate-papo, ele falou sobre os altos e baixos da carreira de artista, que era muito tímido e que queria sossego.

“O que eu gosto mesmo é de muita paz. Já fiz de tudo na vida. Ganhei e perdi muito dinheiro. Tive até um apartamento que era um luxo em matéria de decoração. Mas estou recomeçando. E, nestas horas, nada é mais confortador do que a presença da família. Mais velho, passei a valorizar estas coisas”, explicou.

O artista, no entanto, se cansou da televisão, preferindo se dedicar mais ao teatro. Ele declarou à revista Amiga que só voltaria para o veículo por um bom salário. Nesse meio tempo, ele fez excursões pelo Brasil com seus espetáculos mambembes.

Últimos anos de vida

Carlos Leite
Carlos Leite em um dos seus personagens (Foto: Reprodução)

Depois de uma passagem pela Manchete, Carlos foi contratado pela Band em 1987, para integrar o elenco do programa Praça Brasil, que acabou dando origem a uma atração na concorrência, A Praça é Nossa, do SBT.

Finalmente, ele foi contratado pelo canal de Silvio Santos para e interpretou dois personagens muito famosos na Praça: Mauro Maurício e Kelé Metaleiro.

No entanto, infelizmente a carreira de Carlos Leite estava no fim. Após lutar contra a Aids, ele morreu em 3 de março de 1991, com apenas 51 anos, no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista.

O corpo do humorista foi sepultado dois dias depois, no cemitério da Vila Alpina.

Compartilhar.

Redatora web que transforma palavras em histórias fascinantes sobre o universo televisivo. Com essa paixão pela televisão, mergulho nas telas para trazer aos leitores um olhar único sobre os programas, séries e celebridades que povoam o mundo da TV. Com uma escrita envolvente e repleta de insights, guio os leitores por tramas cativantes, momentos emocionantes e curiosidades dos bastidores.