Esposa revelou que humorista da Escolinha era espancado diariamente
30/09/2023 às 18h16
O humorista Chico Anysio (1931-2012) entrou para história por conta de sua extensa galeria de personagens que criou ao longo de sua carreira. Professor Raimundo, Alberto Roberto, Painho e Salomé são alguns dos tipos que fizeram dele um dos maiores comediantes da televisão brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antes de alcançar o sucesso com sua genialidade, o artista viveu uma infância muito sofrida. Segundo a viúva de Anysio, Malga Di Paula, Chico teria sido vítima de agressões físicas do irmão mais velho, Elano Di Paula, que também teria abusado sexualmente pelo próprio irmão.
Ainda de acordo com ela, a mãe do comediante, Haydée de Viana, era quem incentivava Elano a agredi-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trauma
A revelação veio à tona durante a participação de Malga no programa Na Lata de Antonia Fontenelle (foto acima), no YouTube, em 2020.
A viúva de Anysio contou que ele não conseguia falar sobre esse assunto. Ela contou que o humorista era espancado todos os dias, além de sofrer todos os tipos de abuso do irmão mais velho, Elano.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Isso machucou o Chico todos os dias em que eu o conheci. Ele infernizou a vida do Chico mesmo depois de morto. O irmão abusava dele, e a mãe sabia”, admitiu ela, entre lágrimas.
Em outra passagem da entrevista, Malga assegurou que, apesar das agressões terem cessado ao longo do tempo, o ator nunca conseguiu superar esse trauma. Elano Di Paula faleceu em 2015, aos 92 anos, três anos depois de Chico Anysio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agressões com apoio da mãe
O drama vivido por Chico fez com que ele perdesse a noção da sua relevância para a nossa cultura. Segundo a escritora, apesar de o então marido não ter tido coragem para falar sobre essa passagem de sua vida, ele achava que sua história não deveria ser contada pela metade.
Malga (foto acima) ainda afirmou que mesmo estando ao lado do ator em seus últimos 14 anos, ela só teve conhecimento dos abusos que Chico sofreu somente no final de sua vida.
“Eu chorava com ele sabendo apenas sobre o espancamento, do abuso moral, da exposição, porque uma vez o Elano colocou ele pelado em um carro e saiu pela cidade. Ele era uma criança e a mãe permitia tudo. A mãe apoiava e, muitas vezes, mandava ele bater”, desabafou.
Perdão
Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anysio (Foto: Reprodução)Quem também nunca soube dos abusos que o artista sofreu na infância foi Lupe Gigliotti (1926-2010, foto acima), irmã de Chico, que ficou conhecida por interpretar a dona Escolástica na Escolinha do Professor Raimundo.
Malga assegurou que o marido preferiu não falar abertamente sobre este assunto com Lupe, pois, de acordo com a viúva, o comediante temia magoá-la.
Por fim Malga Di Paula ressaltou a Fontenelle que, apesar de toda violência que sofreu ao longo da vida, o marido jamais quis se distanciar do irmão.
“Muita gente pode achar que não é verdade, porque o Chico tem livro escrito com o Elano, e o Chico chamava ele pra fazer coisas. Ele várias vezes me falou: ‘Eu fico perto dele porque quero dar a ele a oportunidade dele me pedir perdão. Não é por mim, é por ele. Toda vez que eu falo com ele, estou dando a ele a oportunidade de me pedir perdão”, concluiu a viúva.