História sem fim: após dispensar atores, SBT dá sobrevida à novela
13/03/2023 às 14h49

Quando o telespectador achou que se livraria de As Aventuras de Poliana (2018), exibida por pouco mais de dois anos no SBT, a emissora surgiu com Poliana Moça, um spin-off que abordaria a vida da personagem na adolescência, baseado no livro homônimo de Eleanor H. Porter. No entanto, enganou-se quem pensou que a história terminaria aí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novela vai ganhar um longa-metragem para o cinema. Com lançamento previsto ainda para este ano, As Aventuras de Poliana – O Filme contará com Sophia Valverde (foto acima), revivendo a personagem-título.
Elenco confirmado

Divulgação / SBT
De acordo com Flávio Ricco, colunista do portal R7, além de Sophia Valverde, Igor Jansen, Dalton Vigh, Duda Pimenta, Enzo Krieger, Bárbara França, Jackson Antunes, Pablo Morais e Larissa Bocchino também estão confirmados no elenco de As Aventuras de Poliana – O Filme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe lembrar que, há cinco anos, a atriz é vista pelo público na pele da menina que faz o jogo do contente. O mesmo para Igor, Dalton, Duda e Enzo com seus respectivos personagens.
Desgaste

Reprodução / SBT
Com a confirmação do filme, o SBT espreme a franquia Poliana até a última gota. Afinal, vale lembrar que As Aventuras de Poliana, “primeira temporada” da trama realizada pelo canal de Silvio Santos em 2018, saiu do ar exaurida.
LEIA TAMBÉM:
● Longe das novelas, musa dos anos 90 perdeu luta contra câncer terminal
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público pode ter outro destino
● Pacotão: 4 novelas antigas que serão trazidas de volta pela Globo
Com um início promissor, alcançando audiência na casa dos dois dígitos, a história chegou a ser considerada a melhor infantil da casa e surpreendeu ao bater 17 pontos no Kantar Ibope Media.
Em razão de tamanho sucesso, o folhetim foi esticado a ponto de ficar sem enredo. Com isso, acabou cansando o telespectador e terminou com apenas 8 pontos semanais, metade dos 16 que chegou a obter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A versão juvenil nunca foi um estouro de audiência. Sem história alguma para contar, a produção registra média na casa dos 6 pontos, menor marca de uma novela da rede desde o início do investimento em tramas infantis, com Carrossel (2012).
Quando o público achou que o folhetim acabaria, o canal anunciou que Poliana Moça ainda terá um espichamento na edição. Com isso, o SBT ainda não crava uma data para a estreia da próxima novela, A Infância de Romeu e Julieta, produzida em parceria com a Amazon Prime Video.
Poliana Moça quer ser adulta

Divulgação / SBT
Assim, o fim de Poliana Moça não será com o último capítulo da novela. O filme dará mais uma sobrevida à trama escrita por Iris Abravanel e equipe.
O longa é coproduzido pela Panorâmica, que se especializou em rodar películas infanto-juvenis, e pelo SBT, com distribuição da Warner. As filmagens já começaram.
Segundo o site Observatório da TV, o enredo dá sequência ao crescimento de Poliana. Agora que se formou no colégio, a jovem está pensando em sua faculdade. Ela acaba escolhendo uma universidade no exterior, mas, o pai, Otto (Dalton Vigh), rejeita a ideia por achar que ela não é madura o suficiente para morar fora do país.
A aventura da menina para provar a sua independência e mostrar que está pronta para o próximo desafio será o mote da nova continuação.
Despedida, só que não

Divulgação / SBT
Em recente entrevista, Sophia Valverde havia lamentado ter que se despedir de sua personagem. Porém, parece que não será dessa vez que haverá um fim…
“Tivemos várias despedidas: de cenário, jantares, encontros e festas para todos se despedirem. Não foi fácil esse adeus à personagem e ao SBT”, destacou, ao encerrar as gravações da novela, à Folha de S. Paulo.
Carrossel foi pioneira

Divulgação / SBT
Vale lembrar que não é a primeira vez que uma novela infantil do SBT ganha uma versão para os cinemas. Carrossel, de 2012, também ganhou uma sobrevida na tela grande, rendendo dois longas-metragens: Carrossel – O Filme (2015) e Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina (2016).
Além dos filmes, a trama sobre os alunos da professora Helena (Rosane Mulholland) também rendeu uma série, Patrulha Salvadora, que teve quatro temporadas exibidas entre 2014 e 2015. Será que Poliana seguirá pelo mesmo caminho?