Intérprete de Renan em Cara e Coragem, novela recentemente exibida pela Globo, Bruno Fagundes comemora a chance de poder construir uma carreira desvinculada à do pai famoso: Antonio Fagundes.

Antonio Fagundes

A busca por sua própria identidade foi algo que moveu o ator, herdeiro de um dos mais conhecidos artistas do país. No entanto, para poder entender a si mesmo, Bruno já foi obrigado a negar ser filho de seu pai.

Alegrias e frustrações ligadas ao DNA

Antonio Fagundes - Bruno Fagundes

Em entrevista ao portal Notícias da TV, Bruno Fagundes contou como foi crescer à sombra do ídolo.

“Quando eu era novo, as pessoas me perguntavam se eu era filho dele e eu dizia: ‘Não sou eu. Não sou filho dele, não’. Não por negar isso. Veja bem, eu tenho muito orgulho de ser filho dele. Eu sou apaixonado pelo meu pai. Eu tenho muito orgulho da trajetória dele. Mas com as comparações você demora um pouco para entender a sua identidade. Quando as pessoas se referem a você, elas falam primeiro do seu pai”, explicou.

Na mesma entrevista, o ator de Cara e Coragem contou que só percebeu que conseguiu descolar sua imagem da do pai famoso quando os dois contracenaram na peça Vermelho.

“Foi muito lindo porque as pessoas iam assistir o filho do Fagundes e o Fagundes. E saíam de lá falando: ‘Eu vi uma peça com dois atores incríveis’. Foi ali que começaram a me respeitar como ator”, constatou.

Herança de família

Bruno Fagundes - Mara Carvalho

O amor pelas artes cênicas, aliás, não é uma influência apenas paterna. Bruno é filho da atriz, roteirista e dramaturga Mara Carvalho, que foi esposa de Antonio Fagundes entre 1988 e 2000.

Sua estreia na telinha foi ainda criança, participando de dois capítulos de A Viagem (1994), trama protagonizada pelo pai, com participação da mãe.

Ao se formar ator, ele focou a carreira no teatro, em Os Tagarelas (2004), e no cinema, em Fim de Linha (2005). O primeiro papel fixo na TV demorou um pouco mais… Foi em Meu Pedacinho de Chão (2014), na qual também contracenou com o pai.

Sucesso no streaming

Cara e Coragem - Bruno Fagundes

Após a novela de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho – parceiros de Fafá em clássicos como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996) –, Bruno se distanciou da TV aberta.

Antes do retorno em Cara e Coragem, ele pode ser visto no streaming. Além de uma ponta no fenômeno Sense8 (2017), o ator também viveu o personagem André Santana em três temporadas de 3% (2018), na Netflix.

Competição

Antonio Fagundes

Justamente por já ter feito trabalhos em inúmeras plataformas, Bruno Fagundes reconhece que vive uma carreira na qual a competitividade está presente, e que isso difere sua trajetória da de seu pai.

“Se eu fosse fazer exatamente os personagens que ele fez, ia ser diferente. Porque eu tenho outro filtro, outras dores. Eu tô em outro mercado. A gente tem 40 anos de diferença. É muita coisa! Muita coisa mudou da minha vivência para a dele”, comparou em depoimento ao Notícias da TV.

“Eu brinco que meu pai nunca fez um teste. Ele não sabe o que é ser testado para fazer um trabalho porque é de uma outra época. Eu perdi a conta de quantos testes eu fiz, de quantos ‘nãos’ levei”, concluiu.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor