A debandada da Jovem Pan News parece não ter fim. Depois de dispensar vários de seus comentaristas e ver sair o então manda-chuva do canal, Antonio Augusto Amaral de Carvalho (o Tutinha), a emissora agora se despede de Paulinha Carvalho, herdeira da empresa.

Paula Carvalho

Sobrinha de Tutinha, Paulinha deixou o Morning Show, atração da rádio e da TV da qual fazia parte. Trata-se de mais uma baixa no canal, que vem buscando renovar seu elenco e se livrar da mira do Ministério Público, que investiga denúncias de fake news e incentivo aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Sem política

Morning Show

Paulinha Carvalho se despediu do Morning Show (foto acima) na quinta-feira (26/01). Foi a própria profissional quem pediu para deixar a atração. Ela contou que tomou essa decisão porque o programa matinal ficou essencialmente “político”, algo que não a agradava.

“Essa politização tomou conta de tudo e não tem nada a ver com o que eu faço. São dez anos de programa”, explicou, em entrevista a Cristina Padiglione, colunista do F5/Folha.

“Eu não quero ficar lá falando de Lula e Bolsonaro por mais quatro anos, não quero esse ativo”, completou.

Insatisfação

Pânico na Rádio

Na mesma entrevista a Padiglione, Paulinha revelou que sua insatisfação no programa vinha desde que a Jovem Pan deixou de ser apenas rádio para se tornar um canal de notícias, a TV Jovem Pan News.

Ela explicou que, com a chegada da programação à TV, todos os programas da emissora passaram a dar espaço ao hard news, deixando de lado os assuntos mais amenos, que é a sua especialidade. Com isso, ela se sentiu deslocada.

“Até o Pânico (foto acima) demorou um pouco a entrar na programação do canal”, lembrou.

Porém, a decisão de partir só aconteceu mesmo quando Vinicius Moura, diretor do programa, foi demitido recentemente, faltando poucos minutos para o programa entrar no ar.

“É inacreditável a falta de respeito com quem está ali”, reclamou.

Por fim, Paulinha Carvalho falou sobre seus planos para o futuro.

“Agora preciso vencer esse processo de desligamento, foram muitos anos trabalhando só na Jovem Pan. Quero ter coragem para partir para novos rumos”, diz.

Investigação

Caio Coppola

O pedido de demissão de Paulinha Carvalho em nada tem a ver com as últimas baixas registradas na Jovem Pan News. Recentemente, jornalistas e comentaristas, como Augusto Nunes, Guilherme Fiúza, Caio Coppola (foto acima), Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Zoé Martinez, foram dispensados. Em comum, todos são nomes alinhados à extrema-direita e ao bolsonarismo.

A emissora tem passado por um processo de reestruturação em seu cast por conta da investigação do Ministério Público, que apura denúncias de que o canal disseminou fake news e incentivou os atos de vandalismo do movimento golpista de 8 de janeiro em Brasília. O canal também enfrenta pressão do Google, que desmonetizou seu conteúdo no YouTube, e de outros grupos que desestimulam empresas a anunciarem no canal.

Além disso, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tutinha, renunciou à presidência do Grupo Jovem Pan. No entanto, ele segue no Conselho da empresa, já que é herdeiro do grupo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor