Nova jurada do MasterChef, da Band, Helena Rizzo nasceu em 1978, em Porto Alegre (RS). Antes de iniciar sua carreira como chef, atuou como modelo. Ainda jovem, se destacou no restaurante Roanne, de Claude Troisgros e Emmanuel Bassoleil, e estagiou em várias cozinhas da Itália e da Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Voltou ao Brasil em 2006 e abriu o restaurante Maní, até hoje presente na lista dos melhores estabelecimentos do gênero do Brasil, tendo como sócia a apresentadora Fernanda Lima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Helena já foi eleita e melhor chef do mundo pela revista Restaurant por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014. O Maní foi eleito o 36º melhor restaurante do mundo em 2014, além de ser condecorado pelo tradicional Guia Michelin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além do Maní, atualmente ela conta com a Casa Manioca (espaço de eventos), Padoca do Mani (padaria) e Restaurante Manioca.
Antes de participar do MasterChef, Helena esteve na bancada dos programas The Taste Brasil, no canal GNT, e The Final Table, da Netflix.
Em 2021, aos 43 anos, aceitou um novo desafio: substituir a chef argentina Paola Carosella no Masterchef.
“Sou muito movida a desafios e coisas novas, por isso vi no MasterChef a oportunidade de fazer parte de um programa na TV aberta e conseguir me comunicar mais com o público. Às vezes, a gastronomia fica dentro de uma bolha, é bacana poder ter essa abertura e esse panorama do Brasil que o talent show proporciona”, afirma a chef, que promete não dar moleza aos participantes.
“Me considero uma pessoa séria na cozinha, gosto de qualidade e concentração. Sou exigente e falo as coisas que têm de ser ditas, mas também acredito que a culinária tem a ver com afeto, amor e alegria. É preciso cozinhar com felicidade e ter uma boa intenção quando nos propomos a fazer algo para o outro”, conclui.