Há 28 anos, Carnaval de Manaus era transmitido para todo o país

Paulo Stein

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano era 1994. O Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, conhecido popularmente como Sambódromo, era inaugurado oficialmente. Anteriormente, entre 1991 e 1992, o local havia sido pré-inaugurado com a realização de pequenos eventos.

Naquele ano, pela primeira vez, o Desfile das Escolas de Samba de Manaus foi transmitido ao vivo para todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram 12 horas de transmissão das seis escolas que concorriam ao título de campeã do Carnaval de Manaus no dia 12 de fevereiro. A transmissão foi realizada nacionalmente pelo pool formado pela Rádio e Televisão Cultura do Amazonas, Rede Bandeirantes e pela extinta Rede Manchete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

De acordo com a Agência Folha, doze câmeras mostraram os desfiles que atravessaram a madrugada nos mais diversos ângulos. Para isso, foi montada uma estação geradora no Sambódromo.

A transmissão foi narrada pelo jornalista Paulo Stein, ícone do Carnaval da Manchete, e contou com flashes diretamente da concentração no Bar do Boto, espaço construído pela emissora para servir de ponto de encontro dos músicos das agremiações em interações com o radialista Ormando Barbosa.

Segundo dados do Ibope, a transmissão registrou picos de 5 pontos de audiência durante a exibição do evento.

Palco do samba

Em investimento do então governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, a entrada e participação nos desfiles no Sambódromo era gratuita.

“Queremos contribuir para uma maior permanência dos turistas no solo brasileiro. Ela pode vir para Manaus, assistir ao nosso carnaval no sábado e depois viajar para o Rio”, declarou o gestor estadual na época.

A própria majestosidade do Sambódromo de Manaus também foi notícia. O local, que conta com aproximadamente 405 metros de comprimento e capacidade para 80 mil pessoas, possuía inicialmente uma estrutura metálica na cobertura.

Dois meses após a realização do espetáculo carnavalesco, em 19 de abril, a estrutura desabou, ferindo vinte e cinco pessoas. Um laudo apontou falhas no projeto e planejamento da estrutura.

Resultado

Naquele ano, a Mocidade Independente de Aparecida sagrou-se tricampeã do Carnaval de Manaus.

A escola levou à avenida o tema Parque de Anjos: Faz de conta que assim será e venceu por meio ponto de diferença a segunda colocada, Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, em uma apuração conturbada que terminou com componentes das agremiações brigando no Sambódromo.

Sair da versão mobile