Há 28 anos, Carnaval de Manaus era transmitido para todo o país

15/02/2022 às 11h35

Por: Alexandre Pequeno
Imagem PreCarregada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano era 1994. O Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, conhecido popularmente como Sambódromo, era inaugurado oficialmente. Anteriormente, entre 1991 e 1992, o local havia sido pré-inaugurado com a realização de pequenos eventos.

Naquele ano, pela primeira vez, o Desfile das Escolas de Samba de Manaus foi transmitido ao vivo para todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram 12 horas de transmissão das seis escolas que concorriam ao título de campeã do Carnaval de Manaus no dia 12 de fevereiro. A transmissão foi realizada nacionalmente pelo pool formado pela Rádio e Televisão Cultura do Amazonas, Rede Bandeirantes e pela extinta Rede Manchete.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a Agência Folha, doze câmeras mostraram os desfiles que atravessaram a madrugada nos mais diversos ângulos. Para isso, foi montada uma estação geradora no Sambódromo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transmissão foi narrada pelo jornalista Paulo Stein, ícone do Carnaval da Manchete, e contou com flashes diretamente da concentração no Bar do Boto, espaço construído pela emissora para servir de ponto de encontro dos músicos das agremiações em interações com o radialista Ormando Barbosa.

Segundo dados do Ibope, a transmissão registrou picos de 5 pontos de audiência durante a exibição do evento.

Palco do samba

Em investimento do então governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, a entrada e participação nos desfiles no Sambódromo era gratuita.

“Queremos contribuir para uma maior permanência dos turistas no solo brasileiro. Ela pode vir para Manaus, assistir ao nosso carnaval no sábado e depois viajar para o Rio”, declarou o gestor estadual na época.

A própria majestosidade do Sambódromo de Manaus também foi notícia. O local, que conta com aproximadamente 405 metros de comprimento e capacidade para 80 mil pessoas, possuía inicialmente uma estrutura metálica na cobertura.

Dois meses após a realização do espetáculo carnavalesco, em 19 de abril, a estrutura desabou, ferindo vinte e cinco pessoas. Um laudo apontou falhas no projeto e planejamento da estrutura.

Resultado

Naquele ano, a Mocidade Independente de Aparecida sagrou-se tricampeã do Carnaval de Manaus.

A escola levou à avenida o tema Parque de Anjos: Faz de conta que assim será e venceu por meio ponto de diferença a segunda colocada, Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia, em uma apuração conturbada que terminou com componentes das agremiações brigando no Sambódromo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.