Janeiro é mês de férias e a televisão acaba sentindo – ainda mais nos primeiros dias do ano, quando o índice de aparelhos ligados é menor.

Na análise de hoje, falaremos sobre o ranking de audiência das emissoras entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2007, ou seja, exatamente há 10 anos, de acordo com dados da Grande São Paulo divulgados pelo Ibope.

A Globo, com tranquilidade, via Páginas da Vida entrar em sua reta final com 45 pontos de média no período. O Big Brother Brasil 7, que vivia seus primeiros dias e se tornaria uma das temporadas de maior sucesso da história do programa, com vitória de Diego Alemão, já estreava com 40 pontos.

A Tela Quente, com o filme A Identidade Bourne, com Matt Damon, ficou com 35. Completando o top 5, dois jornalísticos: Jornal Nacional e Fantástico, ambos com 34. Com certeza, os dois sentem saudades dessa época – a revista eletrônica dominical atualmente luta para se manter na faixa dos 20 pontos.

O ano de 2007 foi marcado pela intensa guerra entre SBT e Record pela vice-liderança. No início do ano, o SBT ainda estava em segundo lugar – a Record tomaria o posto em fevereiro.

O canal de Silvio Santos tinha em suas maiores audiências as sessões Oito e Meia no Cinema e Tela de Sucessos, o humorístico A Praça é Nossa, o eterno Chaves e o jornalístico SBT Repórter. Não é por menos que Chaves está sendo ressuscitado para tentar levantar a faixa do começo da tarde…

A Record tinha entre seus destaques o Domingo Espetacular, com 14 pontos, a novela Vidas Opostas, com 13, e um triplo empate entre Jornal da Record, Bicho do Mato e Super Tela, todos com 11.

Band e RedeTV! brigavam pelo quarto lugar, com vantagem para a emissora dos Saad, que alcançava seus maiores índices com três faixas do Brasil Urgente, além do Jornal da Band e do futebol noturno – justamente o que a emissora deixou de transmitir em 2016.

A RedeTV! tinha no Pânico seus dois maiores índices: a edição dominical e a reprise nas noites de sexta, ambos com 5 pontos cada. O Superpop, o Rede TV News, com Marcelo Rezende na bancada, e o futebol vespertino completavam o top 5 do canal.

A Cultura contava com o saudoso Viola, Minha Viola (4 pontos) e atrações infantis, como Camundongos Aventureiros, Pingu e duas faixas de Cocoricó, todos com 3 pontos cada.

Fechando o ranking vinha a Gazeta, com os longevos Mesa Redonda, Mulheres e Gazeta Esportiva, além do TV Culinária e do Gazeta News.

Confira os dados completos na tabela abaixo:

GLOBO  
Páginas da Vida 45
Big Brother Brasil 40
Tela Quente 35
Jornal Nacional 34
Fantástico 34
   
SBT  
Oito e Meia no Cinema 14
A Praça é Nossa 14
Tela de Sucessos 12
Chaves (vespertino) 11
SBT Repórter 11
   
RECORD  
Domingo Espetacular 14
Vidas Opostas 13
Jornal da Record 11
Bicho do Mato 11
Super Tela 11
   
BAND  
Brasil Urgente 2 6
Jornal da Band 6
Futebol Noturno 6
Brasil Urgente Especial (vespertino) 6
Brasil Urgente 1 5
   
REDETV!  
Pânico na TV 5
Pânico na TV (reprise) 5
Superpop 4
Rede TV News 4
Futebol (vespertino) 3
   
CULTURA  
Viola Minha Viola 4
Camundongos Aventureiros (vespertino) 3
Pingu (vespertino) 3
Cocoricó (sábado) 3
Cocoricó (vespertino) 3
   
GAZETA  
Mesa Redonda 3
Mulheres 3 2
Gazeta Esportiva 2
TV Culinária 2
Gazeta News (vespertino) 2


Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor