A gravidez de Letícia Sabatella fez com que a atriz perdesse dois papéis em Renascer (1993), novela de Benedito Ruy Barbosa que será atualizada pela Globo no próximo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destaque de O Dono do Mundo (1991), trama de Gilberto Braga, Letícia foi requisitada para tipos diferentes nas duas fases do folhetim, mas precisou se ausentar das gravações por conta da gestação. Patrícia França e Adriana Esteves herdaram as personagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudança de planos
Benedito escreveu os primeiros capítulos de Renascer contando com Letícia Sabatella na pele de Maria Santa, grande amor do protagonista José Inocêncio (Leonardo Vieira / Antonio Fagundes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Conforme nota publicada no Jornal do Brasil, em 8 de outubro de 1992, o ator Ângelo Antônio, então esposo de Letícia, também acabou fora do folhetim – ele era cotado para João Pedro, entregue a Marcos Palmeira.
O maior percalço para a futura mamãe, ainda que ela participasse só das primeiras semanas, seriam as viagens no sertão da Bahia, a 160km de Ilhéus.
Na mesma matéria, Ruy Barbosa explicou que não poderia contar com a atriz na segunda fase da novela, então como Mariana, já que a barriga estaria evidente.
A eleita
Quem herdou Maria Santa foi a pernambucana Patrícia França, que havia alcançado projeção nacional como Tereza Batista, heroína da minissérie homônima – escrita por Vicente Sesso, com base na obra de Jorge Amado, e produzida em 1992. Patrícia estreou em novelas com Renascer.
“Estou achando o personagem muito difícil porque é melodramático. Para mim, é mais complicado fazer Maria Santa, tensa o tempo todo por causa do pai, do que sofrer as cenas de espancamento de Tereza. Apesar de certas referências semelhantes, o sentido de cada uma das personagens é completamente outro”, explicou a atriz em entrevista ao Jornal do Brasil, em 26 de dezembro de 1992.
Patrícia se mudou para Ilhéus para facilitar os trabalhos. Ela admitiu que, além do desafio de estrelar uma trama das oito, temia encarar os Estúdios Globo, onde nunca havia pisado até então.
“Sempre gravei tudo ao ar livre com muito vento no rosto, cachorro passando, passarinho… Não entendo o ar condicionado do estúdio, logo eu que sou tão friorenta. Como é que a gente tem emoção dentro daquela coisa fria?”, disparou.
Tensão no set
Na mesma reportagem, Patrícia França revelou um momento delicado atribuído a timidez. Ela tremeu na base ao dividir o set com Fernanda Montenegro, a Dona Jacutinga, proprietário do bordel para onde Maria Santa foi levada após trocar um beijo com José Inocêncio.
“Ela passa uma sabedoria incrível, a gente só tem a aprender com ela. Fico emocionada de estar perto de uma atriz como Fernanda. Digo ‘oi’ e depois não consigo dizer mais nada”, contou.
Benedito Ruy Barbosa, por sua vez, enalteceu a escolhida após assistir o material bruto dos primeiros 20 capítulos.
“As cenas que eu vi de Patrícia França estão ótimas”, garantiu o autor ao Jornal do Brasil.
Trajetórias
Patrícia saiu em alta de Renascer. No mesmo ano, ela foi escalada para protagonizar Sonho Meu – ao lado de Leonardo Vieira. Posteriormente, a atriz emendou O Fim do Mundo (1996), Salsa e Merengue (1996), Suave Veneno (1999), A Padroeira (2001) e Chocolate com Pimenta (2003). Ela seguiu para a Record em 2004, regressando à Globo em 2014 para Malhação – Sonhos. Seu trabalho mais recente foi Gênesis (2021).
Mariana, por sua vez, ficou nas mãos de Adriana Esteves, que enfrentou inúmeras críticas. A atriz lidou com a depressão logo após concluir as gravações de Renascer. O trauma, contudo, foi superado. Adriana é um dos maiores talentos da atualidade.
Letícia Sabatella deu à luz a menina Clara, com apenas seis meses, em janeiro de 1993. Ela voltou aos trabalhos em maio, gravando as sequências de Salete, protagonista da minissérie Agosto.