Gravação na Globo terminou em tragédia: “Mais cinco minutos e ela teria morrido”

Xuxa Park

Em 11 de janeiro de 2001, Xuxa passava por um dos piores momentos de sua vida. Um incêndio destruiu o cenário do Xuxa Park, que ela gravava naquele dia na Globo, deixou 26 feridos e, por pouco, não tirou a sua vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltado ao público infantojuvenil, o Xuxa Park estreou em 4 de junho de 1994 e era exibido nas manhãs de sábado, reunindo brincadeiras, números musicais e desenhos animados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fatídico dia, a apresentadora gravava o episódio que seria exibido em 24 de fevereiro daquele ano, sábado de Carnaval. Tudo corria bem até a reta final da atração, mas quando Xuxa cantava seu maior sucesso, Ilariê, um curto-circuito provocou fogo, que se alastrou rapidamente pelo cenário, composto por material altamente inflamável.

As paquitas, assistentes de palco de Xuxa, foram as primeiras a perceber o fogo e saíram correndo, junto com algumas crianças, enquanto a apresentadora ainda canta. Em seguida, os bombeiros invadem o palco e iniciam o trabalho com os extintores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Xuxa então percebe a gravidade do fato e sai correndo, chamando todos que estão em sua volta. As únicas imagens do incêndio disponibilizadas pela Globo foram exibidas em matéria no Jornal Nacional no mesmo dia.

Xuxa escapou por pouco

No local, estavam 300 pessoas, sendo 200 crianças que acompanhavam as gravações. No momento do pânico, 26 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave.

Os casos mais graves foram de Thamires Gomes Valleja, de apenas sete anos, que estava na roda gigante próxima à nave cenográfica e sofreu queimaduras de segundo e terceiros graus, e Leonilson de Oliveira, segurança de Xuxa, que salvou diversas crianças, mas teve quase 100% das vias respiratórias comprometidas.

Após um longo tratamento, totalmente custeado pela Globo, eles se recuperaram plenamente. Xuxa, no entanto, ficou muito abalada e teve traumas psicológicos, de acordo com matérias da imprensa na época.

Por muito pouco, a própria apresentadora não se tornou uma vítima fatal do incêndio. O diretor Paulo Netto contou à revista Istoé Gente de 22 de janeiro de 2001 que Xuxa estava pronta para entrar na nave pouco antes do início do fogo.

“Mais cinco minutos e ela teria morrido. O material do cenário é de alta combustão. Nunca vi o fogo pegar tão rápido”, declarou.

Após o acontecimento, a Globo decidiu encerrar o programa, mesmo tendo algumas edições inéditas gravadas. No lugar, entrou o Festival de Desenhos. Xuxa voltou ao ar somente em abril daquele ano, quando estreou a penúltima temporada do Planeta Xuxa.

Autor(a):

Sair da versão mobile