A Globo optou por reapresentar Chocolate com Pimenta (2003) em suas tardes por considerar a novela leve e adequada para todo tipo de público. A história de Walcyr Carrasco aposta numa mistura entre romance e comédia, uma fórmula que agrada adultos e crianças.

Guilherme Vieira
Divulgação / Globo

No entanto, os responsáveis pela classificação indicativa não pensam assim. A novela foi considerada inadequada para menores de 12 anos e reclassificada pelo governo. Uma surpresa, considerando o teor pueril da produção global.

[anuncio_1]

Reclassificação

Chocolate com Pimenta - Kayky Brito
Divulgação / Globo

De acordo com o despacho nº 41/2023 publicado no Diário Oficial em 18 de abril, Chocolate com Pimenta foi reavaliada pelo órgão que determina a classificação indicativa dos programas de televisão. Segundo o despacho, a reprise vinha sendo monitorada, o que levou à reclassificação.

Na nova avaliação, o órgão entendeu que o conteúdo exibido na reprise de Chocolate com Pimenta estava em desacordo com sua avaliação inicial, que a considerou livre para todos os públicos. O documento apontou os seguintes itens: ato violento, exposição de pessoa em situação constrangedora ou degradante, nudez velada, consumo de droga lícita, estigma ou preconceito e morte intencional.

“Desta forma, determina-se a alteração da classificação indicativa atribuída à obra para ‘não recomendado para menores de 12 (doze) anos’, por conter violência, drogas lícitas e linguagem imprópria”, informa o documento.

Horário de exibição

Chocolate com Pimenta - Mariana Ximenes e Murilo Benício
Gianne Carvalho / Globo

O mesmo despacho também recomenda que produções indicadas para maiores de 12 anos devem ir ao ar após às 20h. No entanto, como não há mais a obrigatoriedade de vincular a classificação indicativa com os horários de exibição, a reapresentação de Chocolate com Pimenta segue sendo exibida na faixa das 14h40.

O documento também sinaliza que a Globo tem cinco dias para começar a indicar a nova classificação da novela. Ou seja, a emissora tem até o dia 24 de abril para começar a exibir o selo “12 anos” durante a exibição de Chocolate com Pimenta.

Ainda assim, a decisão surpreendeu o público do folhetim. Apesar de apresentar sequências que podem representar atos violentos ou “degradantes”, tudo na trama é feito com um tom leve e bem-humorado.

Reprises na mira

O Rei do Gado - Antonio Fagundes
Reprodução / Globo

Não foi apenas Chocolate com Pimenta que foi reclassificada pelo Governo Federal. A reprise de O Rei do Gado (1996), no ar em Vale a Pena Ver de Novo, também passou por situação parecida.

Inicialmente, a reapresentação da trama de Benedito Ruy Barbosa foi classificada como recomendável para maiores de 10 anos. No entanto, o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS), baseado na versão original da novela, a reclassificou como inadequada para menores de 14 anos.

De acordo com o portal Notícias da TV, a reclassificação aconteceu após uma denúncia de um espectador. A Globo tentou recorrer da decisão, mas o departamento não aceitou. O órgão identificou “cenas de conteúdo sexual” e “teor violento”, mantendo a classificação 14 anos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor