Governo pune Globo por transformar Encontro em Cidade Alerta
01/09/2022 às 12h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No passado, as manhãs das emissoras abertas eram dedicadas ao público infantil. Mas, hoje, crianças menores de 12 anos devem passar longe da telinha. O matinal Encontro com Patrícia Poeta vem abusando das pautas policiais nos últimos dias e, por isso, é ameaçado de reclassificação, ganhando esse selo de classificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o site Notícias da TV, o Governo Federal reclassificou o Encontro por considerar que a atração trata de “temas sensíveis”. No entanto, a Globo recorreu da decisão por entender que a decisão foi exagerada.
Assim, o DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão ligado ao Ministério da Justiça, vai monitorar o programa por 30 dias para rever a decisão. Caso não sejam constatados excessos, o matinal voltará a ter o selo de 10 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Filial do Cidade Alerta
Desde que passou a ser apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares, o Encontro vem procurando um novo rumo. Com a baixa audiência inicial e a péssima repercussão, a atração passou a apostar em pautas policiais para chamar a atenção do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um exemplo foi a morte do campeão de jiu-jitsu Leandro Lo, que ganhou um amplo espaço no programa de Patrícia Poeta. Em várias edições, o Encontro repercutiu a morte, explorou as notícias sobre o assunto e até recebeu familiares para lamentar o ocorrido.
Na mesma semana, a atração deu amplo espaço ao noticiário policial e a audiência reagiu. Mesmo que a repercussão ainda esteja péssima, e Patrícia Poeta ainda é bastante rejeitada pelo público nas redes sociais, o Encontro não tem problemas de audiência.
Encontro pode mudar de horário?
Quando os critérios da classificação indicativa foram elaborados pelo Governo Federal, os selos relativos às indicações de idade estavam vinculados a faixas horárias. Assim, nenhum programa com o selo 12 anos poderia ir ao ar antes das 20 horas. Já programas com o selo 14 anos só podiam ser veiculados às 21 horas, enquanto programas recomendados para maiores de 16 deviam ser exibidos apenas após às 22 horas. Por fim, os programas não recomendados para menores de 18 anos só podiam ir ao ar às 23 horas.
Mas, a partir de 2016, essa obrigação de obedecer às faixas horárias foi derrubada. As emissoras ainda precisam exibir os selos de classificação ao longo da programação, mas eles não estão mais vinculados aos horários.
Assim, caso o Encontro com Patrícia Poeta siga não recomendado para menores de 12 anos, a atração não precisará mudar de horário. No entanto, a Globo pretende manter o Encontro como adequado para maiores de 10 anos.