Os primeiros capítulos de Travessia não empolgaram a direção da Globo. A audiência da novela de Gloria Perez não anda lá essas coisas e vem repetindo o fraco desempenho de Um Lugar ao Sol (2021), trama que antecedeu Pantanal e bateu recorde negativo de público.

Travessia - Jade Picon

No entanto, no que depender da autora, é apenas questão de tempo para que os números subam. Glória está disposta a mudar os rumos de sua obra para atender os anseios do público, entregando à plateia o que ela quer ver.

“Novelão”

Travessia - Lucy Alves

Segundo o portal Notícias da TV, Travessia será uma obra aberta em todos os sentidos. Gloria Perez estaria atenta à opinião dos espectadores, pronta para entender o que está funcionando e o que não está em sua novela. Com isso, ela deve fazer as modificações necessárias para transformar Travessia um sucesso de audiência.

Ainda de acordo com o Notícias da TV, Gloria Perez tem dito nos bastidores que deseja que Travessia seja um “novelão que cause impacto”. Para isso, a autora tem trabalhado com uma pequena frente de capítulos. A novela da Globo estreou com apenas 18 capítulos fechados.

Daí em diante, a autora pretende sentir a resposta do público para definir os desdobramentos de sua novela. Neste processo, personagens podem ganhar mais ou menos tempo de tela, e casais podem ser feitos e desfeitos. Tudo para que a trama caia nas graças do espectador.

Obra aberta

Travessia - Chay Suede

Outra ferramenta que deve auxiliar a autora é o costumeiro grupo de discussão, que reúne espectadores comuns para falar sobre a novela. A Globo deve fazer o primeiro grupo de discussão de Travessia quando a novela completar um mês no ar.

Novela é, de maneira geral, uma obra aberta. Ou seja, ela é escrita ao mesmo tempo em que é produzida e exibida. Assim, seus autores conseguem compreender como suas tramas estão sendo recebidas pelo público e, a partir daí, fazer as modificações que acharem necessárias.

No entanto, desde o início da pandemia da Covid-19, esta característica dos folhetins se perdeu. Por conta dos inúmeros protocolos de segurança adotados para as gravações, as tramas se tornaram obras fechadas. Os autores passaram a entregar os textos com antecedência para organizar as gravações.

Sem respostas

Nos Tempos do Imperador - Letícia Sabatella

Com isso, a Globo passou a gravar os capítulos das novelas bem antes de eles irem ao ar, para evitar uma possível interrupção das gravações. Assim, não havia risco de uma novela ter que sair do ar antes do fim, como aconteceu com Salve-se Quem Puder (2020) e Amor de Mãe (2019).

Nesta nova realidade, tramas como Nos Tempos do Imperador (2021), Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) foram ao ar já totalmente gravadas. Até mesmo Pantanal foi uma obra fechada, já que a logística das gravações em terras pantaneiras exigia alguma antecedência.

Deste modo, Travessia é a primeira novela das nove da Globo a ser uma obra aberta desde o início da pandemia. Gloria Perez, então, pretende aproveitar bem esta flexibilidade. A autora já está atenta à resposta do público nas ruas e nas redes sociais e bastante disposta a transformar Travessia em seu mais novo sucesso.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor