Globoplay reverencia a Bahia com as novelas que estreiam em fevereiro - TV História

Globoplay reverencia a Bahia com as novelas que estreiam em fevereiro

Whatsapp

O Globoplay me confirmou as novelas que estreiam na plataforma em fevereiro: O Bem-Amado entra no dia 1º, e Porto dos Milagres, no dia 15. É o mês da Bahia no Globoplay! A trama de O Bem-Amado, escrita pelo soteropolitano Dias Gomes (1922-1999), se passa na fictícia cidadezinha de Sucupira, no litoral baiano, mas teve algumas locações em Salvador (inclusive a cidade aparece na abertura).

Porto dos Milagres é o nome da cidadezinha litorânea baiana (de novo) que dá título à novela, escrita por Aguinaldo Silva, pernambucano de Carpina, com a parceria do carioca Ricardo Linhares, mas inspirada nos romances “Mar Morto” e “A Descoberta da América pelos Turcos” de Jorge Amado (1912-2001), natural de Itabuna, município do sul da Bahia.

Entretanto, as semelhanças entre as duas novelas param aí. São obras completamente diferentes, tanto nas propostas narrativa e artística quanto na realização técnica, já que são de épocas muito distantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Bem-Amado – que se tornou um dos maiores clássicos da TV brasileira – foi ao ar entre janeiro e outubro de 1973, uma época em que a televisão (e a sociedade como um todo) era muito diferente do que é no atual milênio. Outro fator pelo qual a novela é muito lembrada é que ela foi a primeira produzida em cores na televisão brasileira, logo de grandes desafios técnicos.

Vinte e oito anos separam O Bem-Amado de Porto dos Milagres, esta exibida entre fevereiro e setembro de 2001. Ou seja, a novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares é de uma época muito diferente, inclusive com grande vantagem técnica quando comparada à produção de Dias Gomes. Artisticamente falando, O Bem-Amado ganha, devido à grande relevância que esta obra tem para a cultura brasileira, com personagens que permanecem no imaginário popular até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No elenco de O Bem-Amado: Paulo Gracindo (Odorico Paraguaçu), Lima Duarte (Zeca Diabo), Emiliano Queiroz (Dirceu Borboleta), Ida Gomes (Dorotéia Cajazeira), Dorinha Duval (Dulcinéia Cajazeira), Dirce Migliaccio (Judicéia Cajazeira), Jardel Filho (Juarez Leão), Sandra Bréa (Thelma Paraguaçu), Zilka Salaberry (Donana Medrado), Carlos Eduardo Dolabella (Neco Pedreira), Lutero Luiz (Lulu Gouveia), Milton Gonçalves (Zelão das Asas) e outros.

No elenco de Porto dos Milagres: Marcos Palmeira (Guma), Antônio Fagundes (Félix/Bartolomeu Guerreiro), Cássia Kiss (Adma), Luiza Tomé (Rosa Palmeirão), Camila Pitanga (Esmeralda), Flávia Alessandra (Lívia), Leonardo Brício (Alexandre), Arlete Salles (Augusta Eugênia) e outros.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.



Leia também