Sucesso de Gloria Perez, América (2005) será disponibilizada pelo Globoplay em abril. Erick Brêtas, responsável pela área de Produtos e Serviços Digitais da Globo, adiantou a informação no Twitter.

América

Apesar do sucesso de audiência, e do apelo popular de personagens como Tião (Murilo Benício), Sol (Deborah Secco), Neuta (Eliane Giardini) e Creuza (Juliana Paes), o título nunca foi reprisado pela Globo, via Vale a Pena Ver de Novo, ou pelo Canal Viva.

Antes disso, em março, o streaming disponibiliza Que Rei Sou Eu? (1989) e Sonho Meu (1993), assinadas por Cassiano Gabus Mendes e Marcílio Moraes.

Resgate de títulos

Erick Bretas

Em seu perfil no Twitter, Brêtas interage com o público, que faz muitas perguntas relacionadas ao resgate de novelas antigas da emissora.

Um usuário perguntou se existe alguma chance de ser disponibilizada a versão integral de Terra Nostra, com 221 capítulos – a plataforma, assim como o Viva, exibe apenas a edição internacional da trama de Benedito Ruy Barbosa.

Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio

“Não existe, infelizmente. Problemas com direitos musicais, que não foram negociados para plataformas digitais. Não era costume esse tipo de negociação na virada de 1999/2000”, informou o diretor.

Perguntado se não teria como fazer a substituição dessas músicas, Brêtas disse que essa solução foi pensada, mas descartada.

“Existe, já pensamos nisso. Mas artisticamente seria uma intervenção pesada. A trilha sonora era um elemento importante da novela, vocês sabem”, completou.

“Quase um milagre”

Francisco Cuoco em Pecado Capital

Em conversa com outro usuário, Brêtas falou sobre a dificuldade de resgatar títulos mais antigos, da década de 1970, por exemplo.

“As novelas dos anos 70 são naturalmente as mais críticas em termos de acervamento. Ter obras de quase 50 anos como O Bem Amado e Pecado Capital resgatadas em sua totalidade e com a qualidade que está na plataforma é quase um milagre”, enfatizou.

Sobre tramas mais recentes, o diretor deixou claro que todas que forem possíveis serão resgatadas.

“Todas que estiverem preservadas e sem impedimento de direitos vão voltar. Mas tem uma fila. Estamos trazendo dois títulos do projeto Resgate e um do Originalidade por mês. E, de vez em quando, uma minissérie bônus. Mais as mexicanas, portuguesas, turcas…”, destacou.

Fila até 2024

Lucelia Santos

Ainda respondendo aos internautas, Brêtas falou que A Próxima Vítima (1995) virá no segundo semestre, e que o remake de Selva de Pedra (1986) têm boas chances de ser disponibilizada ainda nesse ano.

O executivo também falou que uma novela de 1976 está na lista de 2022, sem revelar de qual se trata; Lua Cheia de Amor (1990), que virá em maio, roubou o lugar de outra trama prevista, que ficará para o ano que vem.

Já Locomotivas (1977), aguardada também no canal Viva, está confirmada para 2023; Rainha da Sucata (1990), segundo ele, apenas em 2024.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor