Globo volta ao passado e repete estratégia de 25 anos atrás

Ana Maria Braga

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Paola Carosella é a nova aposta da Globo. A chef de cozinha, que se destacou como jurada do MasterChef Brasil, na Band, estreou recentemente na nova casa. Paola está no dominical Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua e terá sua própria atração no canal GNT.

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Mas Paola não é a única estrela que brilhou na concorrência a ser acolhida na emissora dos Marinho. Sabrina Sato, ex-funcionária da Record, fez caminho semelhante.

O que mostra que a Globo está repetindo uma estratégia de 1999, quando arrebatou os principais destaques dos canais concorrentes e reformulou a sua programação.

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No mercado

Em 1999, a Globo foi às compras. Marluce Dias da Silva, então diretora geral da casa, implantou um projeto de “popularização” da grade da emissora, buscando ampliar o alcance da líder de audiência. Tal projeto era baseado em arrebatar os nomes de maior destaque da concorrência.

Assim, numa tacada só, a Globo contratou Ana Maria Braga, Luciano Huck, Serginho Groisman (foto acima) e Jô Soares.

Na época, Ana Maria era a principal estrela da Record, canal no qual ocupava toda a tarde, ao vivo, com seu Note e Anote. Além disso, ela comandava um programa de auditório que levava seu nome nas noites de terça-feira.

Já Luciano Huck (foto acima) era a grande revelação da Band, onde fazia sucesso com o diário H, exibido em horário nobre. Enquanto isso, Serginho Groisman e Jô Soares agregavam prestígio ao SBT, onde comandavam Programa Livre e Jô Soares Onze e Meia, respectivamente.

Ou seja, por meio desta estratégia agressiva, a Globo não apenas reforçava sua grade, como também enfraquecia os concorrentes.

Afinal, sem suas grandes estrelas, SBT, Band e Record precisaram correr para tapar os buracos. Na época, os canais recorreram a Babi Xavier, Otaviano Costa e Cátia Fonseca, respectivamente, alçando estes ao estrelato.

A história se repete

Desta vez, a Globo repete a estratégia, mas de forma silenciosa. Se em 1999 o canal fez alarde ao trazer para seus domínios grandes nomes das concorrentes, desta vez a opção foi pela discrição.

Além disso, os novos contratados têm em comum o fato de serem anunciados para projetos não apenas na TV Globo, mas também para os canais pagos do grupo. Com isso, a estação reforça a ideia de “Uma Só Globo”, aumentando a sinergia entre suas diversas plataformas.

Isso começou com Fabio Porchat (na foto acima, com Ivete Sangalo), que abriu mão de seu talk show na Record e emplacou um novo programa no GNT. Que História É Essa, Porchat? deu tão certo que conquistou um espaço na TV Globo.

Marcos Mion também chegou assim. O ex-Record foi contratado inicialmente para projetos no Multishow e, depois, anunciado como sucessor de Luciano Huck no Caldeirão. Sua estadia nas tardes de sábado deu tão certo que Mion precisou abrir mão do Túnel do Amor, reality que comandou no Multishow. O apresentador ainda tem planos de emplacar novos projetos no canal pago e até no Globoplay.

O mesmo aconteceu com Sabrina Sato. A ex-BBB e ex-Record chegou para assumir os programas Desapegue se for Capaz e Saia Justa, no GNT. Ela já vem conquistando espaço na TV Globo, como jurada do The Masked Singer Brasil.

Paola na Globo

Cadu Pilotto / Globo

Agora, é a vez de Paola Carosella. No mês passado, ela estreou como jurada no Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua. Trata-se de uma competição culinária aos moldes do Duelo de Mães (SBT e Band), exibida nas tardes de domingo. Leandro Hassum é o apresentador; João Diamante completa o júri.

Além disso, Paola também terá seu próprio programa no GNT. Chamado de Alma de Cozinheira, o formato contará com a chef recebendo convidados para um bate-papo, ao mesmo tempo que cozinha para eles.

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