Globo vive dilema para definir substituta de Patricia Poeta no Encontro
31/05/2023 às 10h17
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Daqui a cerca de um mês, o Encontro com Patrícia Poeta completará um ano. A estreia da apresentadora como substituta de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo aconteceu no dia 4 de julho de 2022.
Reprodução / GloboOu seja, em breve, Patrícia Poeta terá que deixar o comando de seu programa pela primeira vez. A jornalista, vale lembrar, nunca tirou um dia sequer de folga desde que assumiu a atração, o que leva muita gente a pensar que ela teme perder seu posto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, fica a dúvida: quem substituirá a substituta? Quem na Globo pode ocupar este espaço sem ameaçar o futuro de Patrícia na atração?
Velha solução
Nos tempos do Encontro com Fátima Bernardes, a Globo costumava buscar no elenco do É de Casa a substituta da apresentadora. Ana Furtado (na foto acima, com André Marques) foi a primeira a assumir o comando do programa da ex-Jornal Nacional, passando a cobrir as folgas e férias da titular de maneira constante. Tempos depois, foi a própria Patrícia Poeta quem assumiu o posto.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Além das apresentadoras do É de Casa, o Encontro também chegou a ser apresentado por Fernanda Gentil. Na época, a comandante do Se Joga enfrentava uma fria geladeira e, portanto, acabou recrutada para a missão.
Sendo assim, por esta lógica, uma das apresentadoras do É de Casa poderia continuar cumprindo esta tarefa. Seria Maria Beltrão ou Rita Batista possíveis escolhas? Pouco provável. Afinal, a Globo sabe que tanto Maria quanto Rita contam com a simpatia do público. O canal não deve correr o risco de ver nascer uma campanha na internet solicitando que uma das duas assuma o programa em definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, outra opção é Talitha Morete (foto acima), que já faz as vezes de substituta de Ana Maria Braga à frente do Mais Você. Neste caso, seria uma substituição menos sentida, já que Talitha e Patrícia possuem perfil semelhante. Pouca gente notaria a diferença…
Solução caseira
Porém, nada impede que a direção da Globo opte por uma solução caseira. Afinal, o Encontro – até segunda ordem – é apresentado por uma dupla. Sendo assim, em tese, um deles pode tocar o barco na ausência do outro.
Neste caso, Manoel Soares poderia perfeitamente seguir na atração sem Patrícia Poeta. Para auxiliá-lo, ele teria o apoio dos demais colaboradores do Encontro, como Tati Machado, Valéria Almeida ou Michelle Loreto.
Há quem diga, aliás, que este é o cenário mais provável. Como existem fortes rumores de que Manoel deve deixar o Encontro em agosto, sua última missão no matinal seria justamente tocar a atração durante as férias de Patrícia.
Insegurança
Patrícia Poeta nunca se ausentou do Encontro. Enquanto Fátima Bernardes chegou a virar até piada na internet por conta de suas constantes folgas e férias, Patrícia vem batendo ponto diariamente desde que se tornou a titular da atração.
Essa atitude, somada aos boatos de que não se dá bem com Manoel Soares, reforçam a impressão de que a apresentadora teme deixar seu posto para outra pessoa. Supostamente, ela não gostaria de correr o risco de ver seu programa nas mãos de um substituto que, porventura, venha a agradar o público.
Como a rejeição a Patrícia Poeta segue bastante forte, a tese até que faz sentido. Porém, ela não terá saída. Em julho, Patrícia deve se ausentar do Encontro e, pela primeira vez, ceder espaço a outro apresentador. Quem será o escolhido?