Globo vive dilema após transformar Encontro em Cidade Alerta

Encontro com Patrícia Poeta

Reprodução / Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembra quando o SBT anunciou que a jornalista Neila Medeiros era a única capaz de bater José Luiz Datena e Marcelo Rezende na audiência? Pois o título cairia melhor em Patrícia Poeta nas manhãs da Globo. Afinal, a apresentadora transformou o matinal Encontro num programa policial que daria orgulho a Luiz Carlos Alborghetti e seus “discípulos”.

Reprodução / Globo

Nos últimos meses, Encontro com Patrícia Poeta deu ênfase no noticiário policial e se deu bem, já que a audiência das manhãs da Globo cresceu com as mudanças. Porém, quem buscava um programa mais leve para assistir logo cedo ficou a ver navios…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café com polícia

Reprodução / Globo

Não é de hoje que o Encontro tem apostado na repercussão do noticiário policial. O aumento do espaço para o jornalismo dentro da atração já era uma novidade anunciada quando Patrícia Poeta e Manoel Soares assumiram a atração, sucedendo Fátima Bernardes. A ideia era reter boa parte do público herdado pelo Bom Dia Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Porém, este lado mais jornalístico do Encontro passa longe da leveza que se espera para o horário. Diariamente, Patrícia e Manoel repercutem crimes e tragédias que tomam a editoria policial dos jornais, inclusive entrevistando parentes de vítimas. O baixo astral toma conta do programa.

O público respondeu bem à novidade. De acordo com o portal Notícias da TV, o Encontro registrou 7,6 pontos de média em fevereiro de 2023, um crescimento de 10% em relação a fevereiro do ano passado. A atração até beneficiou o Mais Você, de Ana Maria Braga, que registrou 7,9 em fevereiro de 2023, contra 7,1 no mesmo mês do ano passado.

Datena de saias

Reprodução / Band

Ou seja, atualmente, Patrícia Poeta atua como uma espécie de “Datena de saias”. Assim como o apresentador do Brasil Urgente, da Band, a estrela da Globo apresenta casos policiais, faz comentários sobre os assuntos e entrevista pessoas envolvidas em casos pesadíssimos.

Bem diferente de Fátima Bernardes, que era mais adepta a assuntos de comportamento e prestação de serviço em seu Encontro. Além, claro, de amenidades, como a repercussão da programação da Globo e atrações musicais.

Apelação

Reprodução / Globo

O Encontro com Patrícia Poeta mais policial pode até ter inflado a audiência da Globo, mas a repercussão da atração segue péssima. Nas redes sociais, muitos espectadores reclamam do rumo tomado pelo matinal, que claramente ficou mais pesado.

A apresentadora, inclusive, é constantemente bombardeada por conta de sua performance à frente de entrevistas com vítimas das tragédias mostradas no programa. Recentemente, Patrícia foi criticada por entrevistar a mãe de uma brasileira que foi encontrada morta nos EUA.

“Qual é a necessidade da Patrícia Poeta colocar a mãe de uma mulher que foi assassinada pra chorar ao vivo na televisão?”, questionou um espectador na web.

Ou seja, a ênfase no noticiário policial trouxe audiência ao Encontro. No entanto, a imagem da atração vem sendo constantemente arranhada por conta de equívocos como este. Será que vale a pena?

Sair da versão mobile