André Santana

Lembra quando o SBT anunciou que a jornalista Neila Medeiros era a única capaz de bater José Luiz Datena e Marcelo Rezende na audiência? Pois o título cairia melhor em Patrícia Poeta nas manhãs da Globo. Afinal, a apresentadora transformou o matinal Encontro num programa policial que daria orgulho a Luiz Carlos Alborghetti e seus “discípulos”.

Encontro com Patrícia Poeta
Reprodução / Globo

Nos últimos meses, Encontro com Patrícia Poeta deu ênfase no noticiário policial e se deu bem, já que a audiência das manhãs da Globo cresceu com as mudanças. Porém, quem buscava um programa mais leve para assistir logo cedo ficou a ver navios…

[anuncio_1]

Café com polícia

Encontro - Manoel Soares e Patrícia Poeta
Reprodução / Globo

Não é de hoje que o Encontro tem apostado na repercussão do noticiário policial. O aumento do espaço para o jornalismo dentro da atração já era uma novidade anunciada quando Patrícia Poeta e Manoel Soares assumiram a atração, sucedendo Fátima Bernardes. A ideia era reter boa parte do público herdado pelo Bom Dia Brasil.

Porém, este lado mais jornalístico do Encontro passa longe da leveza que se espera para o horário. Diariamente, Patrícia e Manoel repercutem crimes e tragédias que tomam a editoria policial dos jornais, inclusive entrevistando parentes de vítimas. O baixo astral toma conta do programa.

O público respondeu bem à novidade. De acordo com o portal Notícias da TV, o Encontro registrou 7,6 pontos de média em fevereiro de 2023, um crescimento de 10% em relação a fevereiro do ano passado. A atração até beneficiou o Mais Você, de Ana Maria Braga, que registrou 7,9 em fevereiro de 2023, contra 7,1 no mesmo mês do ano passado.

Datena de saias

Brasil Urgente - José Luiz Datena
Reprodução / Band

Ou seja, atualmente, Patrícia Poeta atua como uma espécie de “Datena de saias”. Assim como o apresentador do Brasil Urgente, da Band, a estrela da Globo apresenta casos policiais, faz comentários sobre os assuntos e entrevista pessoas envolvidas em casos pesadíssimos.

Bem diferente de Fátima Bernardes, que era mais adepta a assuntos de comportamento e prestação de serviço em seu Encontro. Além, claro, de amenidades, como a repercussão da programação da Globo e atrações musicais.

Apelação

Encontro com Patrícia Poeta
Reprodução / Globo

O Encontro com Patrícia Poeta mais policial pode até ter inflado a audiência da Globo, mas a repercussão da atração segue péssima. Nas redes sociais, muitos espectadores reclamam do rumo tomado pelo matinal, que claramente ficou mais pesado.

A apresentadora, inclusive, é constantemente bombardeada por conta de sua performance à frente de entrevistas com vítimas das tragédias mostradas no programa. Recentemente, Patrícia foi criticada por entrevistar a mãe de uma brasileira que foi encontrada morta nos EUA.

“Qual é a necessidade da Patrícia Poeta colocar a mãe de uma mulher que foi assassinada pra chorar ao vivo na televisão?”, questionou um espectador na web.

Ou seja, a ênfase no noticiário policial trouxe audiência ao Encontro. No entanto, a imagem da atração vem sendo constantemente arranhada por conta de equívocos como este. Será que vale a pena?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor