Globo vai resgatar clássico dos anos 70; saiba quais são as candidatas

Whatsapp

O projeto Resgate do Globoplay, que lança um clássico da teledramaturgia nacional a cada duas semanas, mexeu com o público noveleiro, que anseia pela estreia de sua novela preferida no streaming. Dentre tantas produções cotadas para entrar no catálogo do serviço, há uma parcela considerável que torce por tramas mais antigas, já que elas têm menos chances de ganhar reprises na Globo ou no Viva.

Escrava Isaura

De olho nos fãs de novelas com mais de 40 anos, Erick Brêtas, responsável pela área de Produtos e Serviços Digitais da Globo, prometeu um presente e tanto: a volta de um clássico dos anos 1970. Em conversas com usuários em seu perfil no Twitter, o diretor afirmou que uma trama de 1976 deve estrear no Globoplay ainda este ano.

Até agora, esta prometida estreia ainda não aconteceu, e ainda não se sabe que novela seria essa. Mas, pela lista deste ano, a novidade pode ser Anjo Mau, Vejo a Lua no Céu, Saramandaia, O Casarão, O Feijão e o Sonho, Estúpido Cupido, Duas Vidas ou Escrava Isaura. Qual será?

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A volta da escrava

Escrava Isaura

Dentre todas estas produções, Escrava Isaura parece ser o título com maiores chances de retornar. Afinal, a novela estrelada por Lucélia Santos entrou para a história da dramaturgia brasileira por conta de seu sucesso estrondoso, tanto no Brasil quanto no exterior. A trama foi a primeira produção da Globo a percorrer o mundo, fazendo de Lucélia Santos uma estrela internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escrava Isaura foi uma novela das seis escrita por Gilberto Braga, baseado no romance de Bernardo Guimarães. Conta a história de Isaura, uma escrava branca criada dentro da casa grande de uma fazenda, e que acaba sendo vítima da obsessão de Leôncio (Rubens de Falco).

Escrava Isaura

Dado o valor histórico de Escrava Isaura, a novela é uma forte candidata ao projeto Resgate do Globoplay. O fato de a trama já ter sido lançada em DVD também pesa a favor, já que indica que a trama já passou por procedimentos de restauração e organização dos capítulos, além de ter resolvido todos os trâmites burocráticos acerca dos direitos da trilha sonora.

Por fim, resgatar Escrava Isaura no Globoplay também seria uma bela forma de homenagear Gilberto Braga, um dos principais autores de novelas do país. Braga foi responsável por várias adaptações literárias que a Globo costumava exibir no horário das seis, sendo Escrava Isaura a mais bem-sucedida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras opções

Saramandaia

Caso não se decida por Escrava Isaura, o Globoplay tem outros clássicos de 1976 que poderiam ser resgatados. Anjo Mau, Saramandaia, O Casarão e Estúpido Cupido são outros fortes candidatos.

A primeira versão de Anjo Mau é um clássico de 1976. A novela de Cassiano Gabus Mendes, estrelada por Susana Vieira, conta a história da babá Nice, uma mulher ambiciosa que faz de tudo para conquisar o patrão, vivido por José Wilker. Considerada uma das mais importantes novelas brasileiras, Anjo Mau ganhou um bem-sucedido remake em 1997, com Gloria Pires no papel principal.

Já Saramandaia é tida como uma obra-prima do realismo fantástico. Assinada por Dias Gomes, a trama era uma sátira política, construída sob os exóticos moradores da cidade de Bole-Bole, que realizam um plebiscito para decidir se mudam ou não o nome da cidade para Saramandaia. Na trama, muitos tipos inusitados, como Zico Rosado (Castro Gonzaga), que expelia formigas pelo nariz, e dona Redonda (Wliza Carla), que explodia de tanto comer.

O Casarão

De Lauro César Muniz, O Casarão é um clássico por conta de sua estrutura ousada. A novela conta uma história dividida em três tempos, todas elas passadas numa mesma casa – o “casarão” do título.

Por fim, Estúpido Cupido, de Mário Prata, é um grande sucesso do horário das sete de 1976. A trama ditou moda ao narrar, com todo o requinte, uma história jovem passada na década de 1950, com direito a trilha sonora e figurinos da época. Trata-se de uma novela muito celebrada.

Vejo a Lua no Céu, O Feijão e o Sonho e Duas Vidas têm menos chances de retorno neste momento, mas podem ser “zebras” neste resgate. É aguardar pra ver.

Whatsapp


Leia também