Globo vai penar para sair de armadilha criada por Cara e Coragem

Whatsapp

André Santana

A Globo esperava muito de Cara e Coragem, atual novela das sete da emissora. Confiando que a trama de Claudia Souto seria um grande sucesso, o canal programou nada menos que 197 capítulos para o folhetim. Além disso, a novela foi a escolhida para abrir uma faixa de “horário alternativo” nas madrugadas.

Cara e Coragem

No entanto, a novela das sete não está correspondendo às expectativas depositadas. Cara e Coragem tem obtido resultados tímidos de audiência em seu horário de exibição. A reprise na madrugada também não emplacou, registrando números ligeiramente menores que os filmes do Corujão.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, ela também não desperta o interesse do público do Globoplay e não figura entre os 10 programas mais vistos da plataforma. Ou seja, Cara e Coragem conta com três grandes janelas de exibição, mas não vai bem em nenhuma delas.

Cara e Coragem

Para piorar, a repercussão da novela também não é das melhores. Os mistérios que envolvem a trama não ganham ecos nas ruas, nas redes sociais e nem mesmo dentro dos programas da própria Globo. Enquanto Pantanal é pauta constante em todos os shows de variedades da emissora, Cara e Coragem é solenemente ignorada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Armadilha

Cara e Coragem

Ou seja, com Cara e Coragem, a Globo criou uma armadilha para si mesma. Inicialmente, a novela teria 149 capítulos, número que é praticamente um padrão das últimas novelas do canal, salvo uma ou outra exceção. No entanto, a direção de teledramaturgia solicitou que a novela fosse esticada, aumentando sua duração para 197 episódios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, Cara e Coragem deve se tornar uma das novelas das sete mais longas dos últimos anos. Deste modo, caso esta apatia com relação à trama não seja revertida, a novela será obrigada a se arrastar por longos meses. Isso criaria um problema para o horário nobre da Globo.

O mais curioso é que, até aqui, a Globo não tem demonstrado que vai intervir na novela, uma prática comum quando uma trama vai mal de audiência. Normalmente, depois de analisar os primeiros resultados, a emissora busca constatar o que não está funcionando e promover alterações.

Trama confusa

Cara e Coragem

Mas, como a novela ainda tem chão pela frente, sempre existe a possibilidade de promover reformas para tentar buscar o público. Em Cara e Coragem, um bom ajuste seria revelar logo uma boa parte dos mistérios que rodeiam a trama principal.

O excesso de enigmas tem deixado a trama um tanto truncada e confusa. Não dá para torcer por seus personagens principais quando não se sabe exatamente o que está acontecendo. A proposta de fazer uma novela misteriosa é interessante, mas Claudia Souto acabou pesando demais a mão.

Porém, caso nem isso faça Cara e Coragem decolar, melhor seria se a Globo optasse por encurtar a trama e adiantar os trabalhos de Vai na Fé, sua substituta. Se o canal insistir com os 197 capítulos previstos e a novela não engrenar, sua sucessora terá bastante dificuldade em consertar o estrago.

Whatsapp


Leia também