André Santana

Aos poucos, várias notícias sobre a programação que a Globo prepara para celebrar seus 60 anos vêm surgindo. A emissora pretende comemorar seu aniversário apostando fundo na nostalgia.

Especiais que remetem a programas clássicos, tributos a artistas que ajudaram a construir a Globo e a volta de novelas históricas estão nos planos. Ou seja, o aniversário de 60 anos da emissora líder de audiência servirá para a emissora reverenciar sua história.

A Globo, então, se prepara para celebrar uma época que não existe mais. O canal vai relembrar seu passado de glórias, dos tempos em que reinava absoluta e ditava moda – algo que ficou definitivamente no passado.

60 anos da Globo

Em 2025, a TV Globo completa 60 anos de existência. Para comemorar a importante efeméride, seus diretores já começam a trabalhar numa série de programas especiais que serão exibidos durante a celebração.

O canal pretende até mesmo “ressuscitar” alguns programas clássicos, como o Vídeo Show e o Planeta Xuxa. Ambos podem ganhar uma edição especial – ou uma temporada especial – para ir ao ar em 2025.

Até mesmo o Você Decide pode voltar para celebrar a data. A Globo espera contar com Antonio Fagundes ou Tony Ramos, dois dos principais apresentadores do programa, para comandar o especial.

A emissora pretende também homenagear nomes que já não estão mais no canal, mas escreveram importantes capítulos de sua história. É o caso de Faustão, Fátima Bernardes e até mesmo Silvio Santos, além da já citada Xuxa.

60 anos de novelas

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo (divulgação/Globo)

Principal produto de entretenimento da Globo, as novelas não vão ficar de fora dos especiais. A principal aposta será o remake de Vale Tudo (1988), um dos maiores clássicos da emissora que vai ganhar uma releitura assinada por Manuela Dias. A trama substituirá Mania de Você às 21h.

Além disso, a ideia é reprisar outras tramas históricas do canal. Tanto a Edição Especial quanto o Vale a Pena Ver de Novo devem trazer títulos marcantes da história da Globo, como uma forma de celebrar os 60 anos de novelas.

A emissora ainda não escolheu as novelas que pretende reprisar, mas os boatos já começam a correr. Há quem diga que Avenida Brasil (2012) é forte candidata a uma re-reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Novelas mais antigas, como Tieta (1989), também estariam no páreo.

Glórias do passado

Ou seja, a Globo pretende fazer um profundo olhar para seu passado. Os especiais de 60 anos vão relembrar um tempo em que a emissora era hegemônica, com um poder de fogo muito acima de suas concorrentes.

Tal poder ainda existe, é verdade. No entanto, atualmente, a Globo já não se mostra tão inventiva quanto foi um dia. Afinal, quais produções atuais receberão o rótulo de clássicos daqui alguns anos? Quais são os programas realmente originais que a emissora exibe atualmente?

Com um elenco esvaziado, novelas pouco criativas e cada vez mais refém de formatos prontos, a Globo de hoje é uma sombra do que foi. O resgate do passado de glórias nos especiais de 60 anos vai evidenciar para o público que a emissora não é mais o que já foi um dia.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor