Débora Falabella é uma das maiores atrizes de sua geração. Atualmente, ela dá vida a Lucinda, vítima da violência do marido Andrade (Ângelo Antônio), em Terra e Paixão, novela que a Globo exibe às nove. Nos mais recentes capítulos da trama da da Globo, a personagem foi vista em cenas num hospital (foto abaixo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não é a primeira vez que Débora Falabella é vista num centro de saúde numa novela. Em O Clone (2001). ela vivia a dependente química Mel, que também precisou ser internada. Porém, desta vez, a atriz estava doente na vida real, obrigando Gloria Perez e o diretor artístico Jayme Monjardim a apostar em uma substituição e até em gravações no hospital para manter o enredo em torno de Mel no ar.
Substituição às pressas
No momento em que Mel dominava a narrativa de O Clone, Débora Falabella contraiu meningite virótica e precisou se afastar das gravações, deixando a produção com um grande problema em suas mãos.
Para que a continuidade da história não fosse prejudicada, Cynthia Falabella, irmã da atriz, foi escalada para assumir o papel temporariamente. As duas, com apenas sete anos de diferença de idade, são muito parecidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com isso, a internação de Mel em uma clínica de reabilitação foi antecipada e a também atriz gravou no lugar da irmã.
“Passei o domingo revisando todo o bloco de capítulos da semana. Reduzi as cenas de diálogos. As aparições da Mel serão apenas visuais”, explicou a autora ao jornal Folha de S. Paulo, de 23 de abril de 2002.
Gravações no hospital
Outro detalhe curioso desse episódio está no fato da Globo ter aproveitado a internação de Débora para gravar algumas cenas na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde a atriz ficou internada por cerca de 15 dias.
De acordo com informações de uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 26 de abril de 2002, a equipe da novela conseguiu a autorização dos médicos da unidade de saúde para registrar algumas cenas dentro do quarto.
Além disso, também foram gravadas falas da atriz que, posteriormente, foram editadas e adequadas às cenas que a sua irmã gravou em seu lugar.
Leia também: Longe do futebol, astro dos anos 90 vende cana de açúcar e preservativos
Biografias
O bom desempenho de Cynthia Falabella rendeu uma personagem fixa em O Clone. Na reta final da novela, ela apareceu como Monique, filha de Lobato (Osmar Prado). Ela também foi chamada para América (2005), novela seguinte de Gloria Perez.
Cabe destacar também as vilãs que a atriz defendeu em Aquele Beijo (2011), na Globo, e Corações Feridos (2012), do SBT.
Já Débora Falabella, após O Clone, só fez crescer. Entre seus trabalhos, destaque para Senhora do Destino (2004), Sinhá Moça (2006), Duas Caras (2007), Escrito nas Estrelas (2010), Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017).