Globo usa remakes para driblar crise de criatividade e falta de autores

Whatsapp

André Santana

Um remake de A Viagem estaria entre os próximos projetos da Globo. Os boatos ganharam força recentemente, quando Walcyr Carrasco foi apontado como o novo autor da obra escrita originalmente por Ivani Ribeiro. Depois, a escolhida para encabeçar o projeto teria sido Renata Jhin, filha de Elizabeth Jhin, de conhecida obra de temática espírita.

A Viagem

De acordo com o site Notícias da TV, a Globo negou a existência de tal projeto. Além disso, em contato com o nosso colunista Duh Secco, Renata Jhin também afirmou que a informação não procede. “É totalmente fake”, declarou.

Leia mais

Um dos maiores sucessos da Globo, A Viagem conta a história do espírito obsessor Alexandre (Guilherme Fontes), que se mata na cadeia após ser condenado há anos de prisão. O vilão, então, passa a perseguir os responsáveis pela sua condenação, como Raul (Miguel Falabella), seu cunhado, e Téo (Maurício Mattar), seu irmão.

Onda de remakes

Renascer

Boatos sobre possíveis remakes de novelas clássicas estão em alta desde a estreia de Pantanal, que elevou os índices de audiência da faixa das nove. Após produtos meio “experimentais”, como Amor de Mãe (2019) e Um Lugar ao Sol (2021), a emissora fez as pazes com o público ao apostar num conhecido arroz com feijão.

Desde então, surgem notícias dando conta de que a Globo busca um novo texto para refazer. O alvo inicial foi Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa, que também ganharia uma atualização pelas mãos de Bruno Luperi. Agora, as notícias sobre o remake de A Viagem ganham força.

Entretanto, até aqui, todas estas informações não foram confirmadas pela emissora. Oficialmente, não há um novo remake à vista na fila das próximas produções da Globo.

Crise

Pantanal

Porém, não seria de se estranhar se a nova direção de teledramaturgia da Globo, encabeçada por José Luiz Villamarim, se debruçasse sobre um novo remake. A nova versão de Pantanal foi um projeto muito bem-sucedido e, portanto, pode servir de inspiração para as próximas produções.

Ao apostar em remakes, a Globo driblaria uma notória crise de criatividade. O canal dispensou muitos autores nos últimos anos, e está com suas fileiras de talentos um tanto vazias. Tanto que não há uma novela das nove confirmada após Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco.

Caso opte por escalar novos autores para refazer velhos textos, a emissora supriria a ausência de veteranos e faria apostas mais seguras, já que veicularia tramas já testadas e aprovadas anteriormente. Ou seja, os remakes de Renascer e A Viagem podem até ser boatos, mas não seria de se estranhar se virassem realidade.

Whatsapp


Leia também