André Santana

A Globo tem amargado baixos índices de audiência com suas atuais novelas das seis e das sete. Elas por Elas e Fuzuê estão bem longe dos números almejados pela emissora e não dão qualquer sinal de que vão reverter a crise.

Marina Ruy Barbosa como Luna em Fuzuê
Marina Ruy Barbosa como Luna em Fuzuê (divulgação/Globo)

Curiosamente, o canal decidiu se “isentar” da culpa pelo fiasco. Mesmo as pesquisas indicando a rejeição do público às duas produções, a emissora concluiu que, na verdade, são as altas temperaturas e os recentes apagões em capitais brasileiras os responsáveis por derrubar a audiência do horário nobre.

[anuncio_1]

Culpa do calor

Protagonistas de Elas por Elas
Protagonistas de Elas por Elas (divulgação/Globo)

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a direção da Globo entende que as recentes ondas de calor que acometem o Brasil são responsáveis pelas baixas audiências de Elas por Elas e Fuzuê. Historicamente, a audiência da TV cai em dias mais quentes, já que o público tende a sair mais de casa para não ficar “cozinhando” no sofá.

Além da onda de calor, outro responsável pelo fracasso dos atuais folhetins seria os recentes apagões em São Paulo e no Rio de Janeiro. Sem energia, muitos aparelhos de TV ficaram desligados.

Ainda segundo a Folha de S. Paulo, a Globo reconhece que Elas por Elas e Fuzuê têm problemas de narrativa. No entanto, para o canal, o calor e os apagões contribuem decisivamente para o fiasco das produções.

[anuncio_2]

Não é bem assim…

Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê
Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa em Fuzuê

A análise da emissora não está de todo errada. Afinal, é fato que o calor afugenta o público diante da TV. Tanto que, no verão, o número de televisores ligados tende a diminuir. As pessoas saem mais de casa para irem aos shoppings, clubes ou bares.

Porém, a Globo se esquece que tanto Elas por Elas quanto Fuzuê estrearam bem antes dos apagões e das ondas de calor. E as duas tramas já demonstraram tendência de queda de audiência desde o início.

Os próprios grupos de discussão realizados pela Globo para analisar as novelas apontaram que o público não comprou as duas tramas. Ou seja, o calor e o apagão podem, sim, contribuir para a baixa audiência, mas o problema é bem maior que isso.

 

[anuncio_3]

Erros

Elenco do núcleo jovem de Elas por Elas
Elenco do núcleo jovem de Elas por Elas

O grupo de discussão de Fuzuê apontou que o público não se empolgou com a história da caça ao tesouro escrita por Gustavo Reiz. Pelo contrário. O excesso de enigmas, de acordo com a pesquisa, fez com que o público considerasse a novela das sete cansativa. Tanto que a Globo convocou Ricardo Linhares para supervisionar o texto e colocar a trama no eixo.

Recentemente, o site F5 revelou que o grupo de discussão de Elas por Elas considerou a dinâmica com sete protagonistas confusa. Ou seja, o público não conseguiu embarcar no drama das heroínas do remake da história de Cassiano Gabus Mendes. O grupo também apontou que Elas por Elas teria cara de novela das sete.

Em suma: tanto Elas por Elas quanto Fuzuê não conseguiram conquistar o público com suas histórias. O calor e o apagão serviram apenas para agravar o que já estava bastante grave.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor