Grande clássico dos anos 1980, Livre Para Voar (1984) já tem data para voltar. A trama da Globo integra o Projeto Resgate, do Globoplay, e terá todos os seus capítulos disponibilizados na plataforma a partir desta terça (21).

Tony Ramos como Pardal em Livre Para Voar
Tony Ramos como Pardal em Livre Para Voar (divulgação/Globo)

A novidade vai agradar os noveleiros, já que a trama sempre foi muito pedida para um retorno. Em uma pesquisa, Livre Para Voar apareceu em primeiro lugar dentre as tramas mais solicitadas para voltar ao ar no canal Viva.

[anuncio_1]

Romance

Tony Ramos e Carla Camurati em Livre para Voar
Tony Ramos e Carla Camurati em Livre para Voar (divulgação/Globo)

Escrita por Walther Negrão e Alcides Nogueira, Livre Para Voar foi exibida originalmente na faixa das seis da Globo entre setembro de 1984 e abril de 1985. A produção é estrelada por Tony Ramos e Carla Camurati, que vivem o casal Pardal e Bebel.

Na novela, Pardal (Tony) é um homem misterioso que vive em um vagão antigo na cidade de Poços de Caldas. Ele dedica seus dias a criar obras de arte a partir de material de ferro-velho, revelando-se um grande artesão.

Ele conhece Cristina (Carla), por quem se apaixona. No entanto, ela esconde dele sua verdadeira identidade: Bebel, a herdeira de uma grande empresa que finge ser a moça do cafezinho na firma para investigar a morte do pai. Mas Pardal também esconde um segredo: ele é Paulo Alberto, um renomado arquiteto que foi condenado por um crime que não cometeu.

[anuncio_2]

A mais pedida

Livre para Voar - Carla Camurati, Thaís de Campos e Tony Ramos
Tony Ramos, Claudia Camurati e Thais de Campos em Livre para Voar (Divulgação / Globo)

Livre Para Voar conta com fãs ardorosos. Tanto que a trama ficou em primeiro lugar em uma pesquisa divulgada pelo portal Notícias da TV em 2015 sobre as tramas mais pedidas pelo público para uma reprise no canal Viva.

O resultado da pesquisa chamou a atenção, já que a trama ficou à frente de outros clássicos normalmente mais lembrados pelo público, como Tieta (que ficou em terceiro), ou Pai Herói (que apareceu em quinto lugar).

Das dez tramas que aparecem na pesquisa, cinco foram exibidas no Viva posteriormente – A Gata Comeu, Selva de Pedra (o remake) e Amor com Amor se Paga, além das duas citadas acima. Mas, curiosamente, Livre Para Voar nunca deu as caras na programação do canal pago.

https://www.youtube.com/watch?v=BZRQNEqhtlY

 

[anuncio_3]

Resgate

Carla Camurati como Bebel em Livre Para Voar
Carla Camurati como Bebel em Livre Para Voar (divulgação/Globo)

Mas, se o Viva não atendeu o desejo do público, o Globoplay vai atender. Livre Para Voar estreia no dia 21 de novembro na plataforma de streaming do Grupo Globo. Trata-se de uma das atrações do mês de novembro do Projeto Resgate.

Lançado em 2020, o Projeto Resgate vem fazendo a alegria dos noveleiros nostálgicos ao incluir no catálogo da plataforma uma novela dos arquivos da emissora a cada duas semanas. As tramas são incluídas na íntegra, inclusive com as vinhetas de intervalo e abertura.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor