Globo traz de volta novela com mocinha mais rejeitada da história

Malu Mader em O Dono do Mundo

Malu Mader em O Dono do Mundo

Em 1991, O Dono do Mundo deu dor de cabeça à Globo. A novela de Gilberto Braga derrubou a audiência do horário nobre da emissora por conta da enorme rejeição do público à mocinha, Márcia, vivida por Malu Mader.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Malu Mader em O Dono do Mundo

Mesmo assim, a Globo dará uma nova chance à trama, estrelada também por nomes como Antonio Fagundes e Fernanda Montenegro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dono do Mundo retorna no Globoplay por meio do Projeto Resgate, que disponibiliza no streaming grandes clássicos da teledramaturgia da Globo.

Qual a história de O Dono do Mundo?

Lançada pela Globo em 20 de maio de 1991, O Dono do Mundo era protagonizada por Felipe Barreto, um poderoso cirurgião plástico vivido por Antonio Fagundes. Mau-caráter, o bandido aposta com o amigo Julio (Daniel Dantas) que levará a noiva virgem de um funcionário para a cama antes dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Trata-se de Márcia, que está prestes a se casar com Walter (Tadeu Aguiar). Para cumprir sua aposta, Felipe presenteia o funcionário com uma viagem de lua-de-mel para o Canadá. No entanto, ele embarca junto com o casal, alegando negócios no país.

Lá, Felipe arma para manter Walter ocupado, ao mesmo tempo em que tenta, de todo modo, seduzir Márcia. A jovem acaba cedendo aos encantos do vilão e vai para a cama com ele. Porém, Walter descobre a traição, sai dirigindo sem rumo e acaba perdendo a vida num trágico acidente.

Por conta da tragédia, Márcia é abandonada por todo mundo e cai em desgraça. A mocinha, então, resolve se vingar de Felipe Barreto, o homem que destruiu sua vida.

Rejeitada

Malu Mader, Antonio Fagundes e Tadeu Aguiar em O Dono do Mundo

Gilberto Braga vinha do sucesso Vale Tudo (1988), que escreveu com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Por isso, era alta a expectativa em torno de O Dono do Mundo. Porém, desta vez, a história não agradou.

A atitude de Felipe Barreto foi defendida pelo público, que passou a culpar Márcia por ter “cedido” ao vilão. Ou seja, a audiência rejeitou a mocinha da novela e passou a torcer pelo vilão, criando um problema para o autor. Mas esse não foi o único problema da novela, como Gilberto Braga relatou ao Memória Globo.

“Foi uma confusão danada. O Dono do Mundo eu acho a primeira semana a melhor coisa que eu já fiz na vida. Muito forte, embora totalmente errada como novela de televisão. Porque era muito cruel e penosa para o pobre ver. Pobre levando porrada e não tendo como se defender. A audiência começou a cair e eu tive que mudar tudo”, contou Braga ao Memória Globo. “Eu tinha uma heroína que o público não gostava e um vilão que o público admirava”, observou o veterano.

Para consertar a novela, Gilberto Braga apostou numa virada na história da mocinha, que foi presa ao atacar Felipe com um bisturi. Depois disso, Márcia sofreu horrores e comeu o pão que o diabo amassou para tentar sensibilizar a audiência.

Quando O Dono do Mundo estreia no Globoplay?

Durante O Dono do Mundo, Márcia coloca em prática seu plano de vingança. Com a ajuda da cafetina Olga Portela (Fernanda Montenegro), ela consegue fazer Felipe perder tudo – mas acaba se apaixonando por ele. O médico, por sua vez, parece redimido, mas, no último capítulo, é revelado que Felipe não mudou nada.

Exibida entre 20 de maio de 1991 a 4 de janeiro de 1992, O Dono do Mundo teve 197 capítulos, que serão disponibilizados no catálogo do Globoplay a partir do dia 3 de junho por meio do Projeto Resgate.

O Projeto Resgate é uma ação do Globoplay que traz de volta uma novela antiga da Globo na íntegra. A cada duas semanas, a plataforma lança um novo título.

Sair da versão mobile