Marcos Mion, apresentador do Caldeirão, traz de volta para a TV uma fórmula que fez sucesso durante muitos anos em vários programas de auditório.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caldeirola, novo quadro do programa, é um show de calouros moderno, e conta com Juliana Paes, Otávio Müller, Robson Nunes e Nany People no júri. Com isso, Mion entra para o grupo de apresentadores que levam ao palco anônimos em busca do sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, listamos alguns programas que usaram essa fórmula e marcaram época.
Confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Show de Calouros
Clássico do programa Silvio Santos, tornou-se uma das principais atrações do SBT nos anos 1980. Pedro de Lara, Sérgio Mallandro, Aracy de Almeida, Wagner Montes, Sonia Lima, Flor, entre outros jurados faziam um show à parte.
Silvio recebia calouros de todos os tipos: cantores, dançarinas, homem que comia caranguejo vivo, grupos de balé, entre tantos outros. Artistas consagrados eram convidados para uma sabatina junto aos jurados e faziam a festa com o público nas noites de domingo.
Buzina do Chacrinha
Não importava se era a Buzina, a Discoteca ou o Cassino, o Chacrinha sempre contou com seus calouros para animar a sua atração, que passou pelas redes Tupi, Bandeirantes e Globo.
Homens e mulheres iam ao palco cantar grandes sucessos da época. Se não cantasse bem, levava uma buzinada do animador e ganhava o famigerado troféu abacaxi. Para aqueles mais afinados, o caminho era o trono do programa.
Concursos, como a criança mais bonita do Brasil, a empregada doméstica mais bonita, entre outros, também faziam parte da atração. Elke Maravilha, Edson Santana e artistas famosos faziam parte do júri do programa.
Programa Flávio Cavalcanti
Considerado o primeiro a colocar o júri na TV, Flávio Cavalcanti também trouxe os calouros para a televisão, porém de uma forma diferente e mais séria.
Com uma grande orquestra com jurados especialistas na música, maestros, socialites, cantores e cantoras buscavam um lugar ao sol na atração. Emilio Santiago conquistou a fama participando do programa de Flávio.
Programa Raul Gil
Se houve um apresentador que foi revelado em um programa de calouros foi Raul Gil. Com o seu tradicional programa, exibido até hoje nas tardes do SBT, ele também utilizou essa fórmula para conquistar a audiência.
E foi sua disputa de calouros que, em 2001, ultrapassou o Caldeirão do Huck no Ibope, revelando Robinson Monteiro, grande vencedor da disputa daquele ano.
Clube do Bolinha
Edson “Bolinha” Cury, apresentador da Bandeirantes, fez grande sucesso com o quadro Olimpíadas de Calouros, no qual cantores da noite e profissionais participavam do programa e buscavam o grande prêmio: um Chevette zero quilômetro.
Programa Carlos Aguiar
Carlos Aguiar, apresentador pitoresco da TV Gazeta de São Paulo, comandava seu programa nas tardes de sábado e um dos destaques era o quadro Tribunal do Disco.
Um júri julgava a obra de cantores e cantoras que começavam a sua carreira na indústria da música.
[anuncio_6]
Hot Hot Hot
Programa apresentado por Silvio Santos em meados dos anos 1990, trouxe A Hora do Chacal. Inspirado em uma atração internacional, um homem vestido de preto e com um trompete em mãos decidia, ao soltar o som do instrumento, se o calouro continuava cantando ou não. Esse mesmo quadro foi exibido no Tempo de Alegria, de Celso Portiolli.
[anuncio_7]
Fama
Primeiro reality show musical da Globo, o Fama foi exibido entre 2002 e 2004, com apresentação de Angélica e Toni Garrido.
Os competidores participavam da Academia da Fama, onde ficavam confinados, e se apresentavam na competição, exibida aos sábados.
Na mesma época, o SBT apresentou o programa Popstars, que também fez sucesso.
Ídolos
Versão brasileira do britânico Pop Idol, o Ídolos foi exibido inicialmente no SBT, entre 2006 e 2007, e, depois, até 2012, na Record.
O programa, que ficou marcado pela apresentação de candidatos bizarros, revelou nomes como Thaeme Mariôto.
[anuncio_8]
The Voice Brasil
Baseado no formato holandês The Voice of Holland, o The Voice Brasil estreou em 2012 como uma espécie de show de calouros modernizado.
Desde então, o programa já teve 10 temporadas pela Globo, com apresentação de Tiago Leifert e, desde o ano passado, André Marques, além de ganhar variações como The Voice Kids e The Voice +.