André Santana

Desejo antigo da Globo, Pipoca da Ivete estreou com a missão de transformar a cantora Ivete Sangalo numa animadora de auditório. No entanto, o carisma da artista não foi suficiente para segurar a atração dominical.

Desde sua estreia, o programa tem acumulado críticas negativas e audiência aquém do esperado, como uma atração que ocupou a mesma faixa, o Zig Zag Arena, de Fernanda Gentil.

Pipoca - Ivete Sangalo

No entanto, a direção da Globo aprovou o desempenho da atração. Pipoca da Ivete já carimbou o passaporte rumo a 2023, garantindo uma nova temporada nos domingos da emissora no ano que vem.

A renovação foi confirmada por Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, ao colunista Guilherme Ravache, do UOL.

“Nós estamos super satisfeitos com a performance do Pipoca e vamos fazer uma nova temporada no ano que vem. A audiência, a repercussão e os resultados comerciais estão indo muito bem. É um programa que pega a turma do almoço e prepara para o futebol e depois o Luciano Huck”, afirmou o executivo.

Críticas

Fernanda Gentil

Pipoca da Ivete já despertava as desconfianças de que pudesse ser uma roubada desde antes da estreia. As primeiras chamadas da atração, na qual Ivete Sangalo convidava o público para “brincar”, remetia às campanhas do fiasco Zig Zag Arena, de Fernanda Gentil.

Com a atração no ar, vieram mais críticas. A atração foi “acusada” de imitar formatos do SBT, como o Passa ou Repassa. Além disso, espectadores reclamaram da edição gelada e do formato quadrado, que não permitiam à apresentadora ser espontânea. E espontaneidade é uma das principais características de Ivete Sangalo.

Celso Portiolli no Passa ou Repassa com Ratinho e Carlos Alberto de Nóbrega

Já a audiência oscilou bastante desde que o programa entrou no ar. Pipoca da Ivete estreou com bons números, mas despencou na semana seguinte. Na verdade, o desempenho do programa depende muito do filme que é exibido antes, na Temperatura Máxima.

No último domingo (11), por exemplo, Pipoca recebeu a audiência em alta do filme Terremoto: A Falha de San Andras e registrou média de 11,9 pontos no Kantar Ibope, mesmo resultado de sua estreia, em 24 de julho. Mas, no dia 14 de agosto, Pipoca alcançou míseros 8,3 pontos, seu recorde negativo.

Dois pesos, duas medidas

Zig Zag Arena

Em alguns domingos, Pipoca da Ivete alcançou resultados parcos, dignos de Zig Zag Arena. Por isso, chama a atenção a confirmação da temporada de 2023, já que o game show de Fernanda Gentil não teve nem ao menos a chance de ver todos os seus episódios já gravados no ar (vários programas foram simplesmente engavetados).

Contudo, o programa de Ivete Sangalo tem suas vantagens com relação ao fracassado game do ano passado. Além da inegável força comercial de Ivete, que rende excelente faturamento à produção, o Pipoca da Ivete conta ainda com um formato mais flexível, que permite se transformar no ar. Tanto que, nos programas mais recentes, já foram vistas várias mudanças na edição, que tem dado mais espaço aos improvisos da apresentadora.

Além disso, a Globo enxerga em Ivete Sangalo um grande nome, capaz de se tornar o “segundo nome” de seus domingos e se tornar uma substituta natural de Luciano Huck. Tanto que ela está com dois programas de temporada dominicais nas mãos: além do Pipoca, ela segue no The Masked Singer Brasil, que também volta em 2023.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor